Dinheiro está chegando no PR
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de agosto de 1998
Giovani Ferreira 
Os recursos destinados ao programa de Revitalização das Cooperativas Agropecuárias Brasileiras (Recoop), devem começar a ser liberados nas próximas semanas. O Ministério da Agricultura estará aplicando mais de R$ 2 bilhões para recuperar a saúde financeira de dezenas de cooperativas.
A informação é do ministro da Agricultura, Francisco Turra, que na manhã de ontem participou do Encontro Intercooperativo, relizado em Ponta Grossa numa promoção Ocepar. A princípio serão beneficiadas mais de 450 cooperativas, que já tiveram seus projetos aprovados pelo Ministério da Agricultura.
Francisco Turra explicou que esse valor será usado para o alongamento das dívidas das cooperativas. Algumas organizaçäes cooperativistas que nÆo foram incluídas no programa, estão tendo seus projetos reavaliados e na sequência ainda podem ser beneficiadas pelo Recoop.
Segundo o ministro a medida provisória que regulamenta o apoio do governo deve ser assinada na próxima semana. A liberação efetiva dos recursos ainda depende de algumas questäes burocráticas, mas também não deve demorar muito disse Turra.
Além da verba destinada ao alongamento das dívidas das cooperativas, o programa ainda prevê a alocação de recursos para o processo de modernização do sistema cooperativo. De acordo com o ministro, numa segunda etapa o Ministério estará liberando aproximadamente R$ 1 milhão, que será aplicado na reestruturação das cooperativas.
Representantes de 32 cooperativas do Estado estavam presentes no encontro, que contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas. Outro assunto abordado durante o encontro foi o Selo de Qualidade, que está em processo de implantação e tem por objetivo melhorar a eficiência do sistema cooperativo.


