Novos focos de protestos contra os preços altos dos combustíveis continuaram a afetar alguns países europeus, enquanto as manifestações atravessaram as fronteiras da Europa e chegaram a Israel ontem de manhã. Caminhoneiros da Suécia, Noruega e Finlândia interromperam por um breve momento o movimento de portos, terminais petrolíferos e estradas para reivindicar preços mais baixos para os combustíveis. Os preços do diesel foram reajustados em 13%, sábado à noite, por conta do aumento do petróleo.
Onze terminais localizados nas regiões sudoeste e oeste da Noruega ficaram bloqueados por diversas horas até que a Statoil, estatal do petróleo, pediu ajuda policial para desobstruir as unidades. Os caminhoneiros desistiram do protesto.
A Noruega é o segundo maior exportador mundial de petróleo, mas os 4,5 milhões de habitantes do país pagam pela gasolina os preços mais altos da Europa: US$ 4,51 por galão.
Em Israel, motoristas de táxis bloquearam a principal via de acesso entre Tel Aviv e Jerusalém, promovendo a primeira manifestação no país contra os preços do petróleo.

mockup