Agência Estado
De São Paulo
A disputa pelo mercado de eletroportáteis no Dia da Mães e no inverno de 2000 promete ser mais a acirrada dos últimos anos. A retomada das compras pelo consumidor, os juros menores do crediário e a entrada de novos competidores mundiais nesse segmento são ingredientes que indicam um cenário de maior concorrência.
A multinacional italiana DeLonghi, que acaba de retornar ao País depois de dois anos fora do mercado, quer vender 10 mil cafeteiras entre o Dia das Mães e os meses de inverno. A companhia também pretende colocar no mercado 50 mil aquecedores a óleo.
‘‘O mercado em 99 vendeu cerca de 600 mil cafeteiras e a meta da DeLongui não chega a assustar’’, diz Ricardo Adams, diretor de Marketing e Produtos da Walita, divisão de eletroportáteis da multinacional holandesa Philips. A empresa divide o mercado nacional de eletroportáteis com as multinacionais francesas Arno/Seb e Moulinex/Mallory, que compraram empresas brasileiras em 96 e 98, respectivamente.
Para atender a demanda por ocasião do Dia das Mães, a Walita informa que já vendeu para as lojas mais de 35 mil unidades do mês passado até agora, somando todos os eletroportáteis que fabrica. A Moulinex informa que a meta é vender 70 mil cafeteiras durante este ano inteiro para os mercados interno e externo.