Em sua 8ª edição, atividade visa promover a rua, considerada um dos principais corredores comerciais de Londrina
Em sua 8ª edição, atividade visa promover a rua, considerada um dos principais corredores comerciais de Londrina | Foto: Marcos Zanutto - Grupo Folha

A 8ª edição do Dia da Sergipe será neste sábado (28), das 9 às 15 horas, com a expectativa de ao menos repetir o público de mais de 30 mil pessoas que passaram pelo local no ano passado. A data foi lançada pelo Grupo Nova Sergipe e oferecerá atividades sociais, recreativas e culturais, para promover um dos principais corredores comerciais de Londrina.

O trânsito será fechado em cinco quarteirões da via, entre as ruas Minas Gerais e Hugo Cabral. Serão mais de 40 parceiros que oferecerão atividades culturais, guloseimas e serviços gratuitos à população, como exames médicos de glicemia, de visão, de pressão e de hepatite, além de cortes de cabelo, entre outros.

O diretor comercial da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e coordenador do grupo, Angelo Pamplona da Costa, afirma que a comemoração funciona mais como uma retribuição dos comerciantes ao público. “É um dia de ação social que o grupo promove, em benefício dos consumidores que frequentam o local durante o ano todo”, diz.

No entanto, Costa considera que há também um reflexo positivo para as vendas nas 213 lojas da rua Sergipe, que conta com 520 empresas com CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) ativos e fica próxima ao Centro e ao Terminal Urbano de Londrina. “É claro que também esperamos um resultado positivo, já que o número de frequentadores que medimos na edição do Dia da Sergipe do ano passado foi de 30 mil”, conta o diretor comercial da Acil.

Vendedora responsável pela loja Delírio Pink, Cláudia Ferreira Batistela afirma que o evento deu resultado positivo nos últimos anos. "Abrimos há oito anos e participamos de todas as edições do Dia da Sergipe, que dá uma agitada e traz bastante gente para as compras", diz.

Batistela afirma que a loja, que está decorada com faixas em alusão ao evento, oferecerá promoções especiais. "Nos últimos meses ficamos beirando a meta de vendas, mas falta pouco e acho que desta vez vamos conseguir."

Para a proprietária da Luxo Acessórios, Mayara Sabrina de Castro, os atendimentos gratuitos trazem novos consumidores. "A pessoa vem para ver as atrações, dá uma olhada na vitrine e, mesmo que não estivesse pensando em comprar, acaba levando alguma coisa", conta. "Só precisamos torcer para não chover, porque é um incentivo para as vendas e o comércio anda bem parado."

EM OBRAS

Os comerciantes da Sergipe vivem um momento de expectativa também em relação às obras de revitalização da via, que começaram nos últimos dias. Com orçamento de R$ 1,239 milhão pago pela Prefeitura, o projeto atende uma demanda antiga dos lojistas e engloba melhoria e adequação de calçadas, mobiliário urbano, iluminação ornamental e paisagismo.

O trabalho já começou no quarteirão mais próximo à avenida Jacob Bartolomeu Minatti (mais conhecida como Leste-Oeste), e continuará por 90 dias até chegar à Higienópolis. A obra será interrompida somente em torno do dia 20 de novembro e retomada em janeiro, para evitar problemas durante as vendas direcionadas ao fim de ano.

O diretor comercial da Acil diz que a expectativa é grande, mas que as primeiras mudanças devem aparecer somente em mais algumas semanas. “Não dá para ter uma ideia ainda, porque estamos na fase do começo, estrutural”, diz Costa. (Atualizado às 16h30)