Desvalorização deve prejudicar pecuarista
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de janeiro de 1999
Eduardo Magossi Agência Estado 
A desvalorização cambial deverá afetar os pecuaristas de forma expressiva. Para Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria, a maior parte dos insumos e medicamentos veterinários utilizados pelos pecuaristas tem componentes importados e a desvalorização irá deixá-los mais caros, fazendo com que ele perca seu poder de compra. Torres explica, porém, que dificilmente o pecuarista poderá repassar o aumento dos custos para o preço do boi devido ao fraco consumo de carne bovina registrado atualmente. Se nos atuais níveis de preço o consumo é pequeno, se o preço aumentar este consumo vai cair mais ainda, disse ele. No curto prazo, Torres acredita que pouca coisa acontecerá.
Segundo ele, o produtor não deverá derrubar o preço do boi pois seu custo irá aumentar mas também não deve subir porque o consumo está fraco. Hoje, a desvalorização cambial sofrida pela real fez com que os pecuaristas reduzissem ainda mais suas ofertas, contribuindo para que o mercado ficasse mais fortalecido. No físico, ainda não foram registradas alterações nas cotações mas no atacado, o traseiro/dianteiro subiu para R$ 2,45/R$ 1,35.
Segundo José Vicente Ferraz, da FNP Consultoria, os pecuaristas estão segurando o boi até que o cenário econômico se estabilize. Isto fará, segundo ele, que as escalas que já estão curtas fiquem ainda mais curtas.


