Rio de Janeiro A taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país voltou a subir em janeiro e chegou a 10,2%. Em dezembro, o resultado da pesquisa confirmou as previsões mais otimistas do governo e chegou a 9,6%. O resultado abaixo de dois dígitos foi o primeiro desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2001.
O aumento da taxa de desemprego no início do ano é cíclico. O desemprego tende a cair no fim do ano com o menor número de dias úteis em razão dos feriados e com o aumento das contratações temporárias . Com o início do ano, as pessoas voltam a procurar trabalho e os trabalhadores temporários são dispensados. Em relação a janeiro do ano passado, a taxa de desemprego registrou alta de 1,5 ponto percentual.
Entre as regiões, a taxa mais elevada em relação a dezembro foi verificada em São Paulo, de 11,1%. No Rio de Janeiro a taxa caiu para 7,4%. Em janeiro, o número a população ocupada foi estimada em 19,5% de pessoas e teve queda de 1,4% em relação a dezembro. Entre as atividades, a maior queda foi registrada no setor de construção civil, de 4,5%.

mockup