A taxa nacional de desemprego manteve-se em 6,2% em agosto, mesmo patamar registrado no mês de julho, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a agosto do ano passado, quando a taxa ficou em 7,1%, houve queda significativa de 12,6% no nível de desemprego. Essa queda, segundo o IBGE, se deve à redução da população economicamente ativa.
Estima-se que, de agosto do ano passado para agosto deste ano, houve redução de 213 mil pessoas no mercado de trabalho. Desse contingente, 16 mil pessoas deixaram de trabalhar e 197 mil pessoas deixaram de procurar trabalho. A taxa média de desemprego registrada nos oito primeiros meses deste ano foi de 6,2%, também inferior à do mesmo período do ano passado, que foi de 7,6%.
Embraer Ontem a Embraer anunciou a demissão de 1.800 funcionários, cerca de 14% da sua força de trabalho. Com essa medida, o quadro de funcionários da Embratel vai cair de 12.700 para 10.900 empregados. Os cortes vão custar R$ 40,5 milhões. A companhia informou, no entanto, que não haverá cancelamento de pedidos firmes de aeronaves. Segundo a empresa, apesar dos efeitos negativos dos ataques terroristas ocorridos nos Estados Unidos, não foram registrados cancelamentos de pedidos finalizados. Mesmo assim, a Embraer reprogramou as entregas de aeronaves. A programação de 2001 foi revisada de 185 aeronaves para 160 aviões. Para o ano de 2002, a empresa ajustou sua projeção de entregas de 205 unidades para 135.

mockup