Desembolsos ficarão abaixo do previsto
São Paulo - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse ontem que os desembolsos do banco neste ano ficarão abaixo do previsto.
Ele afirmou que, no início de 2011, era esperado que o BNDES emprestasse ao setor produtivo entre R$ 143 bilhões e R$ 144 bilhões. Mas, agora, com 11 meses já cumpridos, a avaliação de Coutinho é de que ficará pouco abaixo dessa marca.''Vai depender de dezembro, mas vai ficar um pouquinho abaixo disso'', afirmou.
Coutinho disse ainda que sazonalmente os desembolsos do banco aumentam nos últimos dois meses do ano, o que ajudará a impulsionar o investimento e a economia como um todo. Ele afirmou que as medidas anunciadas ontem pelo Ministério da Fazenda, para diminuir os efeitos da crise internacional sobre a economia brasileira e estimular o crescimento, ''ajudam na retomada das vendas do comércio''.
Isso, segundo o presidente do BNDES, contribui para a redução dos estoques da indústria e permite que a atividade comece o ano mais aquecida.
''[As medidas] facilitam a vida no começo do ano. As empresas vão poder trabalhar para repor os estoques'', disse. Na sua avaliação, o governo está atuando de maneira ''calibrada'', dando condições para a economia retomar o crescimento, mas sem prejudicar a estabilidade monetária e alimentar as expectativas inflacionárias.





