Mais de 16 mil paranaenses devem ter desconto de até 88% na dívida do financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a casa própria. Serão beneficiados os mutuários que fizeram contratos através do antigo Programa de Ação Integrada em Habitação (PAI-H), entre os anos de 1990 e 1992, e que tenham imóveis com valor de até R$ 5 mil.
Técnicos da CEF ainda estão fazendo a avaliação de quantos imóveis se enquadram nessas características no Paraná. Funcionários do banco também estão visitando todos os condomínios para avaliar o valor de cada imóvel. Um balanço parcial divulgado na tarde de ontem mostra que 16.236 paranaenses já estão na lista de beneficiários. Em todo o Brasil, 128 mil mutuários terão o desconto.
De acordo com a assessoria de imprensa da CEF, o desconto no saldo devedor será de 88% desde que o mutuário não tenha parcelas em atraso. Não há necessidade ir até o banco. O mutuário será procurado por funcionários da CEF assim que for identificado como beneficiário.
O benefício já está sendo oferecido há um mês, mas a campanha de esclarecimento se intensificou nesta semana. Desde que o desconto começou a ser oferecido, 5.797 paranaenses já garantiram o benefício.
Cerca de 600 mutuários liquidaram seus contratos em Apucarana nas últimas duas semanas, desde que a CEF resolveu conceder descontos. Aproximadamente 1 mil contratos podem se beneficiar do desconto em Apucarana, em dois conjuntos habitacionais: Dom Romeu Alberti e o Recanto do Lago. Até amanhã, a CEF estará fazendo plantões nesses dois bairros.
Na região de Londrina, 2.098 podem ser beneficiados com os descontos em Apucarana, Bandeirantes, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Rolândia, Telêmaco Borba e Cornélio Procópio. Em Londrina, não existe contrato da CEF pelo PAI-H.
O presidente da Cohab de Londrina, Carlos Eduardo de Afonseca da Silva, encaminhou ontem à CEF um pedido para que o benefício fosse estendido à Cohab, que o repassaria aos seus mutuários. ‘‘Ainda estamos discutindo a possibilidade de adotar a medida’’, afirmou Silva. Desde o início do ano, a Cohab negocia uma dívida de R$ 330 milhões com a Caixa. A assessoria de imprensa da CEF disse que a superintendência de Londrina já repassou o pedido para a matriz e aguarda decisão.
Com os descontos oferecidos, a CEF espera diminuir a inadimplência de mutuários do antigo programa PAI-H, que chegou a 48% em todo o Brasil. De acordo com o presidente da CEF, Emílio Carazzai, as parcelas foram deixando de ser pagas porque as prestações subiram muito e ficaram incompatíveis com o valor dos imóveis. A CEF também quer estimular parcerias entre governos municipais e estaduais para o pagamento dos financiamentos em conjuntos habitacionais.

mockup