Em fevereiro de 2006, mais de 2,2 milhões de pessoas estavam sem emprego nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): de 22,2 milhões de brasileiros economicamente ativos no mês, 10,1% estava sem emprego.
  Nesse cenário surgem, em quantidade cada vez maior, as empresas de recolocação profissional, que prometem preparar o candidato na busca por um emprego (com palestras, entrevistas preparatórias, revisão da carreira profissional, melhoramento do currículo etc ) e até mesmo inseri-lo em empresas de grande porte.
  Há duas semanas, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) informou que conseguiu liminar contra a empresa de recolocação profissional Interview, que captava clientes por meio de ofertas que não existiam. Na cadeira dos réus, no entanto, a Interview não está sozinha. Há ações civis públicas contra a Dow Right, Alphalaser e Gatework.
  Para não ser enganado, ‘‘o consumidor deve ficar atento a situações que pareçam excepcionais’’, alerta Maíra Feltrin, advogada do Idec. Nenhuma empresa de recolocação tem o poder de abrir vagas em outras empresas, nem indicar o candidato de forma diferenciada para que ele seja o escolhido. Empresas sérias de recolocação profissional são responsáveis por fazer a ponte entre quem procura emprego e empresas que oferecem vagas de trabalho. Portanto, não caia na ilusão de que há uma vaga perfeita esperando por você.

mockup