Os 50 anos da pesquisa agropecuária no Paraná tiveram o reconhecimento da Alep ( Assembleia Legislativa do Paraná) com a entrega nesta segunda-feira de Menção Honrosa a dirigentes, pesquisadores e demais servidores do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/Iapar/Emater).

A homenagem pelo cinquentenário considera a fundação do Iapar em 1972, quando lideranças da agropecuária e outros segmentos do Norte do Paraná se mobilizaram e convenceram o governo do Estado a criar o Instituto Agronômico do Paraná.

"A instituição representa um dos maiores patrimônios paranaenses. Precisa ser protegida, incentivada e fortalecida para superar dificuldades e enfrentar desafios que certamente virão com as rápidas transformações tecnológicas que o mundo vivencia", destacou o deputado estadual Tercilio Turini, autor da homenagem com apoio dos deputados Luiz Claudio Romanelli, Tiago Amaral, Cobra Repórter e Boca Aberta Junior.

Turini lembrou que o DNA do Iapar está presente em diversas conquistas na agropecuária do Paraná e do Brasil. "São as cultivares que proporcionaram ganhos de produtividades nas lavouras, as tecnologias que hoje dão suporte à agricultura de precisão, os avanços que abreviam o tempo de produção e elevam as toneladas de proteína animal, as práticas sustentáveis que contribuem na preservação dos recursos naturais, a melhoria da qualidade de vida no campo, a consolidação do agronegócio brasileiro no mercado internacional e a inclusão do Paraná e do Brasil numa nova era da produção rural", relatou o deputado.

O presidente do IDR-Iapar, Natalino Avance de Souza, afirmou que a história da pesquisa se mistura com a evolução da agropecuária no Paraná. "Em 50 anos, o Paraná se transformou no maior produtor de alimentos por metro quadrado no mundo. O estado pratica a melhor agricultura do Brasil com os resultados, a transformação e os avanços gerados pela pesquisa pública", declarou.

Participaram do ato de entrega da homenagem o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado Norberto Ortigara, o ex-secretário da SEAB e ex-governador Orlando Pessuti, o presidente do IDR Natalino Avance de Souza, a diretora de Pesquisa Vânia Moda Cirino, o diretor de Gestão de Negócios Altair Sebastião Dorigo, o presidente do Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária do Paraná Hernani Melanda, pesquisadores, técnicos e servidores do IDR, Adapar e SEAB, além de outros convidados.

----

DADOS RELEVANTES

Alguns dados relevantes que resultaram dos 50 anos da pesquisa agropecuária no Paraná, com o trabalho do Iapar: 220 cultivares registradas no Ministério da Agricultura de diferentes espécies e usadas em vários países; maior banco de germoplasma de café do mundo; 65% do mercado nacional abastecido com feijão preto da variedade IPR (Iapar); superação das barreiras na citricultura elevando o Paraná a terceiro maior produtor de laranja do Brasil; desenvolvimento da raça bovina Purunã que hoje é criada em diversos estados brasileiros; berço da pesquisa de soja no Brasil, de onde se originou a Embrapa-Soja; difusão da tecnologia do plantio direto na década de 1980; registro de 13 patentes de máquinas e implementos agrícolas; mais de 300 publicações técnicas em formatos de livros, boletins e informes de pesquisas; recuperação e conservação de extensas áreas agricultáveis com programas de combate a erosão, manejo e fertilidade de solo.

A homenagem pelo cinquentenário considera a fundação do Iapar em 1972, quando lideranças da agropecuária e outros segmentos do Norte do Paraná se mobilizaram e convenceram o governo do Estado a criar o Instituto Agronômico do Paraná.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1