.
. | Foto: Arquivo FOLHA

O professor do Departamento de Administração da UEL (Universidade Estadual de Londrina) Luís Miguel Luzio dos Santos, considera a democracia "a maior conquista da modernidade", mas vai se corroendo à medida que seus ideais não postos em prática. Assim, cenários em que empresas concentram mais poder que países, começam a se naturalizar.

Para ele, a democracia precisa avançar também sob o ponto de vista econômico, não apenas político, e ir além do plano macro, "invadindo" o plano micro, no âmbito organizacional. "A gestão participativa, a participação nos lucros são pequenas amostra de onde tem que caminhar."

Em seu novo livro, “Ética e Democracia Econômica: caminhos para a socialização da economia”, Santos busca fazer uma discussão sobre ética e sua interface com a economia, expandindo os domínios tradicionais dessa ciência social e explorando o seu deficit histórico com a questão da ética e da democracia. O livro foi lançado on-line pela editora Ideias e Letras.

“Comecei a ver que existia um hiato entre a economia e a questão ética", conta o professor, que é doutor em Ciências Sociais. Em sua obra, Santos também busca apresentar os principais sistemas econômicos. "Tento desconstruir a ideia de que existe um único capitalismo, um único socialismo. Existe uma nuance de cores em que você tem várias colorações."

Ao longo dos capítulos, o professor tenta relacionar os sistemas econômicos com a democracia e apresenta possíveis soluções para aproximá-los, tanto em termos institucionais quanto organizacionais. "Alguns modelos econômicos têm uma dificuldade imensa de conjugar ideais, propostas, com o pleito democrático."

Uma Reforma Tributária mais justa é um dos caminhos apontados pelo professor. "Quem ganha mais contribui muito pouco, proporcionalmente. Quem menos ganha contribui muito mais. Estudos apontam que uma das razões para o Brasil estar estagnado por muito tempo é a concentração de renda, que cria dentro do País uma pequena bolha, e essa bolha passa a ser a economia. O resto participa de forma muito marginal."

O livro está disponível no site da editora www.editoraideiaseletras.com.br ou nas principais livrarias virtuais.