O comércio de rua de Londrina vai continuar funcionando, de segunda (11) a sexta (15) da semana que vem, das 9h30 às 18h30. No sábado (16), o horário permanece das 9 horas às 18 horas. A decisão foi tomada em uma reunião virtual entre Prefeitura, Secretaria de Saúde, ACIL e CMTU neste sábado (9).

O comércio de rua de Londrina vai continuar funcionando, de segunda (11) a sexta (15) da semana que vem, das 9h30 às 18h30.
O comércio de rua de Londrina vai continuar funcionando, de segunda (11) a sexta (15) da semana que vem, das 9h30 às 18h30. | Foto: Vítor Struck/Grupo Folha

Os horários de abertura e funcionamento de shoppings centers, galerias e centros comerciais e estabelecimentos neles instalados permanecerão aqueles previstos pelo Decreto Municipal 1.352 de 23 de novembro de 2020.

Fernando Moraes, presidente da ACIL, explicou que estão sendo feitos testes com os horários e na semana que passou ele avaliou que o teste foi ótimo. "Foi uma semana de pagamentos e houve várias liquidações. Isso deixou provado que, com o horário regular de trabalho, se evita aglomerações. Mas a gente tem a dificuldade em relação ao horário do transporte coletivo. Foi colocado o horário de saída às 18h30 para evitar aglomerações no horário de pico para que não houvesse aglomeração nos ônibus", apontou.

"Mas recebemos um puxão de orelha, porque na quinta-feira (7) muitos comércios fecharam suas portas às 18h e isso estragou o planejamento. Vamos novamente seguir com esse horário até 18h30 e é preciso reforçar para o comerciante para permanecer com a porta aberta até esse horário, pois, se não der certo, é possível que haja a redução do horário de expediente", declarou. Moraes reforçou que é preciso tomar muito cuidado. "A pandemia está aí e é preciso se cuidar e continuar com os protocolos de segurança, como o distanciamento e o uso do álcool gel e da máscara”, orientou.