A Prefeitura de Londrina publicou o decreto Nº 632 de 4 de junho 2021 que autoriza a abertura do comércio no feriado de celebração do Padroeiro da Cidade de Londrina, no dia 11 de junho. Em troca os comerciários poderão folgar na segunda-feira (14). A autorização ocorre após o acordo coletivo firmado entre o Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina) e o Sindecolon (Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina), com a anuência da Mitra Arquidiocesana de Londrina.

Decreto da Prefeitura de Londrina autoriza comércio no dia 11 em troca de folga no dia 14.
Decreto da Prefeitura de Londrina autoriza comércio no dia 11 em troca de folga no dia 14. | Foto: Lunartty Souta/Núcleo de Fotografia Empreender ACIL

"A negociação entre os dois sindicatos para essa abertura no dia 11 foi tranquila. Os sindicatos patronal e dos funcionários do comércio entraram em acordo facilmente. Foi estabelecida a compensação no dia 14 e essa negociação foi feita com antecedência e teve a conversa bem elaborada", destacou o diretor comercial da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Angelo Pamplona.

"Também tivemos a compreensão do Arcebispo da Arquidiocese de Londrina, Dom Geremias Steinmetz para chegar a esse acordo, porque é um feriado religioso e Dom Geremias foi muito parceiro e não colocou obstáculo para que o trabalho acontecesse no dia 11. Para os comerciantes o Dia dos Namorados é uma data importante tanto para os namorados, como para os casados, que são eternos namorados", ressaltou o diretor. Ele explicou que o momento atual da pandemia está muito difícil para os comerciantes, que acumularam perdas neste período de um ano e cinco meses de restrição no funcionamento do comércio. "Esse decreto é importante para dar um fôlego a esses empresários, já que as vendas nos últimos meses ficou abaixo do esperado e do normal, em função da pandemia", declarou.

O horário de funcionamento do comércio de rua será das 9 horas às 18 horas no dia 11 e 12. Na segunda-feira (14) o comércio de rua estará fechado.

Sobre a possibilidade de aglomerações, Pamplona afirmou que os lojistas estão bem orientados sobre como proceder para não ter aglomerações nas lojas. "Existem sinalizações de distanciamento para as pessoas que se dirigem ao caixa fazer os pagamentos. São adesivos colados no chão que possibilitam esse controle e que vem sendo feito há bastante tempo", destacou.

Sobre o transporte para o comércio, ele afirmou que muita gente vai usar o próprio veículo. "Outros segmentos não vão trabalhar, então muita gente vai com veículo próprio e isso dá uma descongestionada no transporte coletivo", apontou.

A Promotora de Justiça Susana Broglia Feitosa de Lacerda afirmou que chegou a conversar com a prefeitura sobre os riscos de uma abertura do comércio no dia 11. "Mas sou pouco ouvida", declarou a promotora.