O Sescap-LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região) promoveu na manhã desta sexta-feira (31), no Calçadão Central de Londrina, o Declare Certo. Realizada há mais de 10 anos, a ação social tem o objetivo de tirar dúvidas dos contribuintes sobre a Declaração de Imposto de Renda.

Especialistas da área contábil deram informações sobre as principais novidades da declaração do Imposto de Renda 2023 e também tiraram dúvidas específicas, como no caso do advogado Ulisses Alexandre de Carvalho. “Eu caí na malha fina em 2021 por uma inconsistência na retenção do imposto de renda das ações trabalhistas. Meu contador não conseguiu resolver. Mas nesta conversa agora, consegui entender e sanar esta dúvida antiga”, contou. “É uma excelente iniciativa”, elogiou.

Imagem ilustrativa da imagem ‘Declare Certo’ tira dúvidas sobre o Imposto de Renda no Calçadão
| Foto: Celso Felizardo

Paola Guariso Crepaldi, diretora administrativa do Sescap-LDR, alertou sobre os cuidados necessários ao se optar pela declaração pré-preenchida, modalidade em que o contribuinte com conta gov.br nível ouro ou prata recebe informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente no Programas Geradores de Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2022, sem a necessidade de digitação.

Ela ressalta que é responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na Declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso. “Um exemplo é se a pessoa é proprietário de imóveis alugados. Se a imobiliária, por exemplo, informou um valor diferente, isso vai gerar uma inconsistência. Estamos vendo muitos casos. Então, é preciso ver se o valor que aparece nos dados recebidos pelo sistema pré-preenchidos estão realmente corretos”.

Outra dica da diretora do Sescap é, nos casos de impostos a serem restituídos, que o contribuinte opte pelo PIX. “Neste ano, a Receita Federal adotou o PIX como um dos critérios que colocam o contribuinte na frente da fila na hora da restituição, assim como a declaração pré-preenchida. “Quem optar por uma destas opções, ou pelas duas, tem mais chances de receber a restituição já nos primeiros lotes”, orienta.

A Receita Federal começou a receber no último dia 15 as declarações do Imposto de Renda de 2023. São esperadas cerca de 39 milhões de declarações em todo o país, sendo aproximadamente 360 mil da região de Londrina, de acordo com o delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso. Até as 16 horas desta sexta-feira (31), 9,1 milhões de declarações haviam sido entregues em todo o país, sendo 514.073 no Paraná e 27.785 em Londrina.

O Declare Certo é realizado pelo Sescap em parceria com a Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) da Região Sul. Em Londrina, mais de 5 mil pessoas foram atendidas, levando em conta todas as edições do evento.

Como este ano o prazo para as declarações segue até 31 de maio, o Sescap promoverá uma segunda ação, desta vez à margem do Lago Igapó 2, no dia 6 de maio.