A psicóloga Ivalci Moraes conta que discute cada compra com o marido, mas que a palavra final tende a ser dela. Ela conta que as responsabilidades com a casa ficaram com ela no início do casamento, quando deixou o mercado de trabalho. ''Quando voltei a procurar emprego, continou da mesma maneira por comodidade.''
Ivalci conta que não tem tanta influência na roupa do marido, como aponta a pesquisa do instituto Data Popular, mas que em outros setores é ela quem acaba por decidir. Mesmo quando o assunto é o consultório que dividem. ''Como ele trabalhava em banco, ele cuida mais da parte financeira. Mas como em casa sou sempre eu que penso um pouco mais antes de fazer uma compra, acabo dando a última palavra quando é algo grande'', afirma.
Muito porque, admite, é difícil ganhar uma discussão com mulheres. ''Nós falamos muito e, para não ficar ouvindo demais depois, algumas vezes eles acabam mudando de opinião'', brinca a psicóloga. (F.G.)

mockup