Daley promete 'examinar' sanções
Das agências
De Brasília
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alcides Tápias, esteve reunido ontem com o secretário do Comércio dos Estados Unidos, William Daley. No encontro, que durou cerca de duas horas, foram discutidas, segundo Tápias, questões relativas ao setor siderúrgico, propriedade intelectual (Lei de Patentes), privatização e agricultura. Com relação a questão da siderurgia, o governo brasileiro ressaltou ao secretário a necessidade de ser reavaliada as sanções impetradas pelo governo norte-americano para o ingresso de produtos siderúrgicos brasileiros naquele país.
Tápias informou ao secretário que no último dia 2 uma corte da Justiça norte-americana julgou improcedente a alegação das siderúrgicas americanas, que acusam as empresas siderúrgicas brasileiras de ainda receberem subsídios do governo, após terem sido privatizadas. Segundo Tápias, o secretário norte-americano prometeu que vai examinar as últimas sanções impostas pelo governo norte-americano, diante dessa decisão da justiça americana. Ainda assim, o ministro acredita que a discussão sobre sanções às exportações brasileiras de produtos siderúrgicos deve se arrastar por mais algum tempo, já que ainda cabe recurso à decisão anunciada pela justiça norte-americana em 2 de fevereiro.
Daley voltou a Washington ontem mesmo, saindo de Brasília e interrompendo seu giro latino-americano, confirmou a assessora de imprensa da embaixada dos Estados Unidos, Marília Araújo. O secretário de comércio americano foi chamado de volta pelo presidente Bill Clinton para participar de uma reunião de urgência com representantes de empresas sobre os recentes ataques sofridos por alguns sites da internet, disse à France Presse um responsável da Cámara do Comercio Americana.
Em Washington, Joan Broadshaw, da assessoria de imprensa do Departamento do Comercio, afirmou que o secretário voltaria a fazer seu giro pela América Latina. Daley, no momento, será substituído pelo embaixador Richard Fisher, subsecretário norte-americano de Comércio. Daley é o principal responsável pela tecnologia e comércio eletrônico do governo americano.





