Dados da FIEP mostram queda de 10,25% nas vendas
Curitiba - A indústria paranaense fechou o primeiro semestre de 2003 com queda de 10,25% nas vendas, na comparação com o mesmo período de 2002. Os setores que mais influenciaram no desempenho negativo foram o têxtil (-47,30%), perfurmaria, sabões e velas (-39,76%) e material elétrico e de comunicações (-38,04%).
Os setores que apresentaram aumento das vendas no período são ligados à exportação: madeira (31,63%); couros, peles e produtos similares (17,91%) e vestuário, calçados e artefatos de tecidos (14,88%). Os dados são da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Segundo Carvalho, o setor de vestuário estava passando por crise no ano passado e com um pequeno aumento de vendas teve bom desempenho neste ano, apesar da retração da indústria têxtil. Mesmo com o bom desempenho de algumas indústrias exportadoras, as vendas externas do Paraná caíram 6,36% no primeiro semestre.
Já o nível de emprego da indústria paranaense apresentou alta de 7,55%. ''Nós empresários investimos muito em qualificar os trabalhadores e por isso os empregos não são cortados na primeira crise'', afirmou Carvalho. Mas a desaceleração nesse indicador também já é percebida: em junho, a expansão foi de apenas 0,26% em relação a maio, o menor percentual registrado em 2003.
O levantamento da Fiep mostra que as compras feitas pela indústria cresceram 17,10% no semestre. ''Vimos de um crescimento permanente de vendas (2001 e 2002) e a maioria das indústrias continuou comprando, também motivadas pelas expectativas do governo'', disse Carvalho. Segundo ele, isso trará muitos problemas para o setor no segundo semestre. ''Estamos carregando um nível muito alto de insumos e estoques'', relatou.
Por causa das dificuldades vividas pela indústria paranaense, as importações no primeiro semestre tiveram redução de 3,61% em relação ao primeiro semestre de 2002.





