Rio de Janeiro - Os altos custos combinados com preços reduzidos levarão a produção de trigo brasileira a uma queda de 3,2% na safra 2006 ante a safra anterior. A estimativa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativa a abril, mostra que a colheita do produto, que chegou ao pico de 6,099 milhões de toneladas no País em 1997, não ultrapassará 4,511 milhões de toneladas neste ano, ou menos da metade dos 10,5 milhões de toneladas do produto consumidas anualmente no Brasil.
  O IBGE também revisou mais uma vez para baixo a estimativa da safra nacional de grãos. Segundo o instituto, a previsão de abril aponta uma safra total de 121,7 milhões de toneladas, volume 8,2% superior a safra 2005, mas 0,20% menor do que a previsão de março.
  Neuton Rocha, gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, adiantou que a previsão da safra 2006 será provavelmente revisada para baixo pelo IBGE nos próximos levantamentos. Segundo ele a revisão deverá ocorrer na previsão de safra da soja, por causa de excesso de chuva ou focos de ferrugem asiática em algumas regiões. A estimativa de abril prevê uma safra de soja de 55,44 milhões de toneladas em 2006, 8,4% superior à colheita do produto em 2005.
  Além da soja e do trigo, o IBGE divulgou estimativas para a variação de outros na safra 2006 ante a anterior, como café em grão (18,18%), cana-de-açúcar (5,20%), feijão em grão de primeira safra (12,48%), feijão em grão de segunda safra (30,74%), milho em grão de primeira safra (18,93%), milho em grão de segunda safra (24,40%), arroz em casca (-15,77%), feijão em grão de terceira safra (-10,16%) e mamona (-32,29%).

mockup