Cursos vão orientar pequenos a produzir para a exportação
Agência Folha
Arquivo FolhaA soja é um dos 25 produtos exportados pelo Brasil em 1997O governo vai tomar a iniciativa de ensinar o passo a passo das operações de exportação para pequenos e médios empresários a partir de março. A idéia faz parte da estratégia de convencê-los, por meio de palestras e treinamento, a orientar sua produção também para o mercado externo. A experiência de treinamento será posta em prática em março, em Belo Horizonte (MG), com a retomada dos Encontros de Comércio Exterior. Esses eventos são organizados pelo MICT (Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo) que, para este ano, prevê sua realização em 11 capitais estaduais.
Nossa idéia é atrair a pequena e média empresa para aumentar a base de exportação do País nos próximos anos, disse o secretário de Comércio Exterior do MICT, embaixador Maurício Cortes. O mercado externo é muito remoto para a maioria dos empresários, que muitas vezes está voltada para o consumo regional. Queremos desarmar os mitos e preconceitos.
O treinamento, que terá duração de 16 horas em cada uma das cidades, vai completar o programa especial de exportação que o governo deve lançar até o mês que vem. Esse projeto será direcionado a aumentar o potencial exportador de 40 setores industriais e agrícolas. Entre eles estarão alguns dominados por pequenas e médias empresas, como os produtores de mel, artefatos de couro, seda e castanha de caju.
A Agenda de treinamento é a seguinte: Belo Horizonte, 11 de março; Recife, 3 de abril; São Paulo, 29 de abril; Vitória, 27 de maio; Porto Alegre, 24 de junho; Belém, 22 de julho; Natal, 19 de agosto; Manaus, 16 de setembro; Cuiabá, 15 de outubro; São Luís, 11 de novembro; e Maceió, 9 de dezembro.





