Curso da Facop já capacitou 7 mil
Curitiba - Com o objetivo de oferecer treinamento no setor e, consequentemente, abrir oportunidades no mercado de trabalho, os sindicatos patronal e dos empregados criaram e mantêm o Centro Profissionalizante Nahyr Kalckmann de Arruda da Fundação de Asseio e Conservação do Paraná (Facop), em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. A entidade já tem quatro anos e, só em 2011, já certificou 7 mil pessoas.
São cerca de 50 cursos gratuitos de jardineiro, portaria, vigia, copeiro, servente de limpeza, encarregado de serviços gerais, recepcionista, limpeza de vidros em altura, limpeza hospitalar, tratamento e pisos, segurança do trabalho, entre outros, que variam de 8 horas a 360 horas.
O local tem também uma suíte de hotel para que os alunos aprendam arrumação, governança, chefia e liderança. A entidade tem um orçamento de cerca de R$ 1 milhão por ano. Conta com espaços como laboratório de panificação e confeitaria, restaurante-escola, laboratório de limpeza hospitalar e hotel-escola. São 2.200 metros quadrados de área construída. No laboratório de pisos, o aluno aprende a fazer a limpeza de diversos tipos de materiais como porcelanato, piso vinílico, de madeira, laminado, mármore e cerâmico.
De acordo com o diretor superintendente da Facop, Pedro Paulo Guerreiro, a ideia é ter cursos de educação à distância a partir de 2012.
A servente de limpeza Dircéia Paz Pereira da Silva, 33 anos, participou do laboratório de pisos. ''O meu objetivo é crescer'', afirmou. Ela pretende passsar da área de limpeza para vigia. ''Fazer cursos também ajuda a aumentar o salário'', contou.
Maria de Goes, 50 anos, trabalha com higienização hospitalar e também participou do laboratório de pisos. Agora, pretende fazer o curso de portaria. ''Estudar ajuda, abre portas'', disse. Ela também quer participar de cursos na áreas de segurança e saúde. Maria também deve concluir o ensino médio em 2012. (A.B.)





