A partir da próxima terça-feira, Curitiba recebe a primeira edição do "Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais". O evento quer estimular o debate sobre a integração da pecuária com árvores, com enfoque em regiões subtropicais, em especial zonas de ocorrência de geadas, em busca de um sistema mais sustentável.
Será possível conhecer experiências bem sucedidas em países como Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai, além dos resultados já obtidos na região Sul do Brasil. A programação contempla painéis e palestras com temas que vão desde arborização de pastagens no subtrópico brasileiro; experiência nos diversos tipos de pecuária (leiteira, de corte e agroecológica); além de discutir as perspectivas para pesquisa e extensão rural.
A iniciativa da Embrapa Florestas em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e Instituto Emater quer promover uma reflexão do atual estágio de desenvolvimento sobre arborização de pastagens nessas regiões e resultados obtidos e o intercâmbio de informações entre técnicos, instituições e empresas para o aprimoramento de tecnologias silvipastoris. O público-alvo são pesquisadores, profissionais, professores, extensionistas e acadêmicos das áreas pecuária e florestal. O encontro segue até o dia 10 no Campus da Indústria, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

mockup