Um curioso estudo realizado pela AVG Technologies revelou que na faixa etária entre 3 e 5 anos, mais crianças são capazes de operar jogos de computador (66%) ou utilizar um smartphone (47%) do que de amarrar os próprios tênis (14%) ou nadar (23%). Os dados são da última pesquisa da série de estudos "Digital Diaries", realizadas desde 2010 pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis. Foram entrevistadas mais de 6 mil mães em dez países, incluindo o Brasil, para traçar um panorama de como as crianças utilizam dispositivos tecnológicos e a internet. Quase 60% das entrevistadas afirmaram possuir três ou mais dispositivos conectados à web.
A pesquisa mostra ainda que muitos pais estão criando uma vida digital para seus filhos antes mesmo que eles possam andar, falar ou mesmo antes de terem nascido. Os dados globais apontam que 81% das mães já postaram fotos de seus filhos na internet. No Brasil, o número é ainda maior: 94% das mães já admitiram a prática, e a maior parte das fotos foram postadas antes do bebê completar um ano de idade. Das mães pesquisadas, 8% também disseram que criaram conta de e-mail para seus bebês, e 6% perfis em redes sociais. No Brasil estes números são maiores: 14% criaram contas de e-mail e 12% perfis nas redes sociais.
O termo em inglês "sharenting" (ou compartilhamento paterno, em uma tradução livre) se refere ao hábito de os pais tornarem público, por meio da internet, as etapas de desenvolvimento de seus filhos. Grande parte das mães questionadas disse que esse hábito se deve à vontade de compartilhar esses momentos com familiares e amigos (80%) - por outro lado 25% afirmaram fazê-lo para mostrar um dia essa evolução aos próprios filhos. (Veja mais no quadro ao lado).

Imagem ilustrativa da imagem Crianças usam aplicativos, mas não sabem amarrar sapatos