Imagem ilustrativa da imagem Crianças a partir de cinco anos poderão entrar em shoppings de Londrina
| Foto: Arquivo FOLHA

A Prefeitura de Londrina liberou a partir desta quinta-feira (12) a entrada de crianças a partir de cinco anos em shoppings da cidade, mas somente acompanhadas dos pais. A mudança consta em um novo decreto publicado no Jornal Oficial do Município. Antes, era permitida a entrada apenas de crianças a partir de 12 anos. A presença de menores de cinco continua proibida.

No mesmo documento, a administração municipal liberou o uso das piscinas nos clubes sociais com limite máximo de 50% da capacidade. Esse percentual inclui a área seca do local, onde os frequentadores deverão manter distância de dois metros uns dos outros. Apesar da permissão, outras regras de prevenção da Covid-19 não deixaram de valer, como a obrigação de usar máscaras e higienização de cadeiras, mesas e outros acessórios.

A utilização de duchas e vestiários permanece vedada. Esses espaços, conforme a nova determinação, devem continuar interditados.

Os clubes da cidade ficaram fechados por cinco meses, mas foram reabertos no começo de setembro. Durante o período de fechamento, representantes do segmento apresentaram um plano de contingência para a retomada gradual das atividades. No dia 19 de outubro, foram liberadas nas piscinas dos clubes apenas as atividades físicas aquáticas.

O comodoro do Iate Clube de Londrina, Paulo Bassani, considerou o novo decreto um avanço. "Ainda não é o ideal, mas é um avanço." Durante o tempo que precisou ficar fechado, o clube sofreu significativa perda de receita com a saída de associados e a inadimplência, apesar de medidas de redução de custos. "Nossa receita principal é a mensalidade dos associados."

Os inadimplentes estão sendo chamados a colocar os pagamentos em dia com descontos. Para atrair novos associados, o clube também lançou recentemente uma nova categoria de associado participativo, sem necessidade de compra de título, por um ano.

Segundo o comodoro, o parque náutico, a piscina e o futebol são "elementos centrais" do clube. A liberação da prática do esporte coletivo, bem como do uso da sauna, também estão sendo reivindicados pelos clubes da cidade. Agora, a piscina está sendo preparada para receber os associados já a partir de sábado, afirmou Bassani. "A gente acredita que tenha então uma frequência de sócios, inclusive de novos sócios, para que o clube possa tocar em frente."

Desde o último fim de semana, os shoppings estão liberados para abrir aos domingos. Com novo decreto e a permissão da entrada de crianças a partir de cinco anos de idade, a expectativa é otimista, afirmou Maurício Morelato, superintendente do Boulevard Londrina Shopping. "A decisão apesar de muito tardia, é muito bem-vinda, porque a gente não perdia apenas a visita das crianças, perdia também da família. Junto com a medida de liberação do domingo que aconteceu no último final de semana, essas duas medidas em conjunto vão melhorar bastante a performance das lojas, que estavam em uma situação tão difícil."

Porém, Morelato ressalva que Londrina é a única cidade do País com shoppings reabertos que não permite a abertura de cinemas e a entrada de crianças de todas as idades. "São medidas que a gente não consegue entender, uma vez que as empresas de cinema adotam protocolos muito rígidos em todo o Brasil, com a exceção da cidade de Londrina. Estamos contentes, mas lamentamos não liberar todas as crianças e o cinema." (com Mie Francine Chiba/Grupo Folha)