Criadores de avestruzes querem organizar produção
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de agosto de 2001
Maurício Borges<BR>de Apucarana 
Criadores de avestruzes, de todas as regiões do estado, estão se organizando para criar a Associação Paranaense de Criadores de Avestruzes. Um encontro já está agendado para o dia 10, em Apucarana, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Durante o evento, promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, de Apucarana, em parceria com a Estância Savana Zulu, deverá ser aprovado o estatuto e eleita a diretoria da futura entidade, para o biênio 2001/2002.
Nos dias 11 e 12 de agosto acontece, também em Apucarana, o curso geral de criação de avestruzes, ministrado por técnicos da área e com participação do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Avestruzes, Celso Carrer.
Durante o curso serão abordados temas como mercado e produtos derivados do avestruz; biologia, anatomia e manejo sanitário; nutrição, alimentação, pastagens e instalações; reprodução e incubação; e análise da viabilidade econômica.
O curso será encerrado no dia 12, com uma visita técnica às instalações da Estância Savana Zulu, no distrito de Vila Reis, em Apucarana, que é considerada modelo na atividade, com um dos melhores índices de reprodução no sul do país.
Conforme explica o agrônomo Fernando Martin, secretário de agricultura de Apucarana, a criação da associação e o curso têm por objetivo organizar a classe produtora e avaliar o atual estágio da atividade no país, discutindo alternativas de produção e comercialização.
A importação de reprodutores foi iniciada há apenas 5 anos no Brasil e, atualmente, a criação é voltada exclusivamente para a reprodução e aumento do plantel. Segundo o proprietário da Estância Savana Zulu, ainda não há condição para a comercialização da carne de avestruz, que é uma das mais saudáveis, com baixíssimo nível de colesterol. O quilo do produto custa R$ 85. Além da carne, também o couro e das plumas podem ser comercializados.


