Para dar continuidade ao debate iniciado em 2019, a Conferência sobre Inovação no Cooperativismo Financeiro – Cri8 ganhou uma nova edição. Diante da necessidade de respeitar o momento de pandemia e o distanciamento social, neste ano o evento teve um novo formato, totalmente on-line e gratuito.

A Cri8 Digital aconteceu nos 22, 23 e 24 de setembro e teve como tema principal “Inovação: Por que não começar pela intercooperação?”. Cerca de 1.500 inscritos acompanharam a programação, que contou com a apresentação de cases e palestras de dirigentes cooperativistas e especialistas em mercado financeiro, empreendedorismo e inovação que são referência no cenário nacional. Eles discutiram tendências de mercado, a importância das pessoas e da união de esforços no processo de inovação das cooperativas financeiras.

Participaram grandes nomes, como o empreendedor e escritor Maurício Benvenutti, o presidente do Centro Cooperativo Sicoob, Marco Aurélio Almada, o chefe do Desuc/Bacen, Harold Espínola, o ex-CEO da Pic Pay, Gueitiro Genso, entre outros. Representando o Sicoob Ouro Verde, as colaboradoras Nadiane Maria Fernandes e Maisa Palma Hangai, apresentaram cases de sucesso da cooperativa: a Agência Digital e a Mascote Felicitadora (@adogdosicoob).

“Neste momento, tem ficado ainda mais evidente que a relação entre os agentes financeiros e seus clientes está em constante mudança. Precisamos buscar soluções que nos proporcionem inovar sem perder o DNA cooperativista e por isso, a discussão proposta pela conferência é tão importante”, comenta Luiz Ajita, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Metropolitano e um dos idealizadores do evento.

Intercooperação e inovação – O tema da segunda edição da Cri8 destacou que, além das intensas transformações que o mercado financeiro tem vivenciado, a pandemia do novo coronavírus também mudou o cenário e as perspectivas do setor. Trata-se de um contexto inesperado e que tem exigido das cooperativas financeiras outras formas de colocar em prática seu planejamento para 2020 em diante.

Ainda que distantes fisicamente, as cooperativas têm trabalhado para contribuir com a prosperidade econômica e social de seus cooperados e das comunidades onde estão presentes. Essa contribuição tem ficado ainda mais evidente neste momento, em que o apoio das cooperativas financeiras se tornou essencial para a continuidade dos negócios, manutenção de empregos e renda de milhões de pessoas.

"Diante de transformações tão intensas e desafiadoras, debates como esse que a Cri8 promoveu são fundamentais não só para o Sicoob Unicoob, mas para o sistema cooperativista como um todo, que tem se mantido firme. As pessoas são prioridade, e é por isso que prover soluções que atendam às suas necessidades não é uma obrigação, mas sim um compromisso", diz Wilson Cavina, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Unicoob.

Sobre a Cri8 - A Conferência sobre Inovação no Cooperativismo Financeiro – Cri8 é uma realização do Sicoob Unicoob e correalização da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP). O evento conta com o patrocínio da Unicoob Corretora de Seguros, Unicoob Consórcios, Sancor Seguros, StarSe, Serasa Experian, 08 Inovação Consciente, Grupo Protege de Segurança e tem apoio da Confebras.