Vânia Casado
De Curitiba
O Banco do Brasil está antecipando o crédito de custeio para financiar a compra de insumos da safra de verão 2000/2001. No Paraná, a antecipação deverá privilegiar principalmente os produtores de soja e milho, culturas de maior importância econômica. ‘‘O crédito deverá estar disponível nas agências a partir do mês de abril’’, informou o gerente de agronegócios do BB, Gueitiro Matsuo Genso.
O BB ainda não sabe informar qual o volume de recursos que será colocado à disposição dos produtores porque os gerentes das agências estão levantando a demanda. A antecipação terá o mesmo juro do Crédito Rural, de 8,75% ao ano. A vantagem é que o produtor poderá quitar esse débito somente no ano que vem quando comercializar a safra. ‘‘Com os recursos da antecipação, o agricultor poderá comprar sementes e fertilizantes fora do período de concentração de vendas, quando normalmente os preços desses produtos ficam elevados’’, justificou Genso.
A antecipação será suficiente para a compra dos insumos básicos, destacou. Se o produtor quiser e necessitar de complementação, poderá retirar o restante do crédito de custeio previsto para a cultura em setembro, quando chegar o período de plantio. Genso acredita que essa medida vai evitar o acúmulo de pedidos de crédito de custeio que ocorrem durante o período que antecede o plantio.
Com a antecipação dos recursos, os produtores terão mais condições de analisar e definir o que plantar. Para Genso, a antecipação do crédito de custeio só será liberada aos produtores correntistas que se enquadrarem nas regras exigidas pelo banco e principalmente, não podem estar em débito com a instituição.