CPR financeira
CPR financeira
Cédula de Produto Rural (CPR) para vendas antecipadas de soja, milho e outras commodities. Cédula de Produto Rural CPR-Financeira, para uma comercialização mais ampliada, através de papéis. O agricultor vai ter que lidar com essas duas siglas. Daqui para frente, elas serão o instrumento de comercialização. A CPR para produtos físicos não é novidade, embora pouco utilizada. Através dela o produtor antecipa a venda e obtém dinheiro para financiar a safra.
Mas a CPR Financeira, não. Esta é realmente algo novo. Foi lançada ontem de manhã, em Londrina (através de leilão em linha direta com todas as bolsas do País), pelo diretor de Crédito Rural do BB, Ricardo Alves Conceição.
É a primeira operação do Brasil. Na verdade, a primeira do mundo..., comemorou o superintendente do Banco no Paraná, José Carlos Mattos. Ato foi presenciado por Galli, presidente da Sociedade Rural do Paraná, Galassini, presidente da Coamo; Ponti, do Sindicato Rural; Borghette, Delegado federal da Agricultura, e pelo superintendente regional do BB José Mesquita Filho.
Ato histórico, sem dúvida, que teve lugar na sala de Agronegócios do Banco do Brasil. Operadores de Bolsas de outros estados aplaudiram. Motivo para mais agitação na já movimentada Exposição de Londrina.
Ato simbólico, emblemático. Na prática as coisas ainda estão se adequando. Dá para concordar que o agronegócio vive novos tempos, com gente nova comandando. E muitos agricultores céticos, alguns mais receptivos.
O Banco do Brasil colocou à venda, ontem, 24 lotes de CPRs que poderiam ser adquiridos por investidores de todo Brasil via on line. No final, foram negociados 20 lotes do total ofertado. O maior comprador foi a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), de São Paulo (Veja reportagem no Caderno Cidades).
Não bastasse a novidade, ainda houve assinatura de contratos para repasse de recursos para compra de insumos para próxima safra de verão. Foi entre o Banco e a Cooperativa Integrada. E anúncio da disponibilidade de recursos para investimentos em máquinas.
Pelo menos uma das duas agriculturas existentes no País (a mais forte, porque a outra está vendendo feijão pela metade do preço mínimo sem garantia), teve motivos para se sentir feliz. Horas depois, a uns 100 metros do local, os números que justificam a chiadeira do setor: alta dos insumos, globalização abrupta, importação sem planejamento. Mas desafios, são desafios.
LEITURA DINÂMICA
-
O Grupo Bunge assumiu quarta-feira o controle acionário da Manah S.A. e está anunciando a ampliação de atividades e parcerias.
-O Grupo Bunge, fortemente vinculado ao Brasil, onde estão parcelas significativas de seus ativos, controla duas das principais exportadoras brasileiras, a Ceval no setor de soja e a Seara, processadora de carne suína e de frangos.
-No agribusiness desde 1818, o Grupo Bunge possui empresas de comercialização e processamento de grãos, óleos e gorduras, farinhas, carnes e produtos de consumo no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, India e Austrália.
DROPS
Usinor
Site/celularInformações de mercado também pode ser encontradas no site www.fnp.com.br. É a FNP Consultoria, de São Paulo.
Celular/Bolsa A partir de hoje é possível acessar a Bolsa de Mercadorias e Futuros via telefone celular para saber as cotações. O site da BM&F é www.bmfwap.com.br
A vinda de técnicos da siderúrgica francesa Usinor, para buscar dados sobre o Paraná, surpreendeu ontem os funcionários da Secretaria da Indústria e Comércio.
Usinor 2 A visita acontece um dia após o governo de Santa Catarina anunciar que a Usinor escolheu aquele estado para seus investimentos.
No páreo Na interpretação do secretário Eduardo Sciarra, a visita dos técnicos significa que o Paraná ainda está no páreo para sediar a siderúrgica francesa. (Vânia Casado/Curitiba).





