Cosipa pode não funcionar hoje
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de abril de 1997
Agência Estado 
CUBATÃO - O bloqueio de todos os acessos da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), feito ontem a partir das 12h15 pelos estivadores, pode impedir que a usina opere hoje. Ficaram ilhados na usina cerca de 8.400 trabalhadores e, às 17h15, os empregados do turno que termina às 15h30 (cerca de 900 pessoas) só conseguiram sair utilizando o portão da Ultrafértil, empresa vizinha. Mas acabaram retidos no viaduto. Às 18 horas, os 3.600 funcionários administrativos continuavam retidos, e não havia previsão de suspensão do bloqueio.
A comissão de políticos e sindicalistas que passou o dia negociando com a Polícia Militar estava perto de um acordo no final da tarde. Em troca do desbloqueio dos acessos, a Cosipa suspenderia a operação do terminal marítimo privativo. Até as 18 horas, a reunião prosseguia.
Os trabalhadores do turno das 15h30 conseguiram chegar à Cosipa com uma hora de atraso, e os ônibus tiveram que se utilizar de uma entrada pela antiga Vila Parisi. Logo que os estivadores souberam da possibilidade do uso do local, foram até lá e fizeram novo bloqueio.
Desde o início da tarde as emissoras de rádio orientavam os motoristas que precisavam viajar para o Guarujá para que evitassem a Rodovia Piaçaguera, em função dos bloqueios. A recomendação era para que se utilizassem do serviço de balsas, na Ponta da Praia.


