A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vai ampliar a idéia de banco postal para todas as instituições financeiras de varejo nacionais ou estrangeiras que operam no País. Com isso, os clientes dos bancos vencedores poderão operar suas contas e fazer pagamentos por meio do sistema eletrônico das agências dos Correios. O Banco do Brasil participou do projeto piloto, mas caso queira continuar operando por meio desse sistema, também terá de apresentar sua proposta.
O edital com as regras para o processo de seleção foi publicado ontem no Diário Oficial da União e está disponível na página dos Correios na Internet (www.correios.com.br).
Ao usar os serviços da ECT, as instituições poderão aumentar sua capilaridade no mercado brasileiro a baixo custo, pois não precisarão investir na implantação de agências. A estrutura física, tecnológica e de pessoal será fornecida pelos 5.532 postos da ECT, segundo informou ontem o diretor comercial dos Correios, Roberval Borges Corrêa.
A intenção de criar o banco postal, de acordo com o diretor, é alcançar um público que está fora do sistema tradicional de atendimento das instituições financeiras, inclusive os que moram em municípios brasileiros em que não há agências ou postos de atendimento dos próprios bancos.
Cada posto dos Correios poderá fazer transações financeiras de até três bancos diferentes. No entanto, em um mesmo município poderão existir mais agências da ECT que operem com outras instituições. O número de bancos que vai operar nesse sistema está restrito a 15, de acordo com o edital. ‘‘Essa será uma plataforma para mais um serviço oferecido pelos Correios, além de dar um posicionamento de mercado mais competitivo aos participantes’’, disse.
Corrêa estima que, em cinco anos, o porcentual do faturamento dos Correios relativo aos serviços financeiros prestados passe dos atuais 5% para 10%. No ano passado, a ECT faturou R$ 3,8 bilhões, sendo que R$ 160 milhões foram provenientes desses serviços. A remuneração a ser paga pelas instituições financeiras bancos aos serviços prestados pelos Correios será definida na proposta de seleção.
Os envelopes com as propostas deverão ser entregues no dia 7 de julho e a idéia, disse Corrêa, é que no dia 1º de agosto o novo sistema já esteja implantado. Para a seleção, as 5.532 agências foram divididas em cinco blocos de cerca de 1,1 mil unidades cada.

mockup