Um requerimento apresentado ontem pelo deputado Pedro Eugenio (PPS-PE) provocou polêmica e conseguiu tirar da gaveta da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara o projeto de lei do Senado que reajusta a tabela de descontos do Imposto de Renda. Por acordo entre os integrantes da comissão, houve um compromisso de votar a proposta no dia 2 de maio – se não houver quórum, por conta do feriado do dia 1º, a votação fica automaticamente pautada para 9 de maio.
O projeto do reajuste da tabela do IR havia chegado à comissão dia 9 de março, uma semana antes da posse do deputado Michel Temer (PMDB-SP) na presidência da comissão, mas até ontem ainda não havia sido distribuído a um relator. Já na posse, Temer havia se comprometido a dar agilidade à tramitação do projeto, anunciando a indicação do deputado Pedro Novais (PMDB-MA) – que já analisa proposta semelhante do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) – para relatá-lo.
A justificativa de Temer para não ter distribuído o projeto antes foi o fato de o plenário estar discutindo o requerimento de tramitação em regime de urgência urgentíssima, que, caso aprovado, dispensaria o cumprimento de formalidades no âmbito da comissão.

mockup