São Paulo - O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) vai entrar na Justiça com ação civil pública contra todos os bancos para garantir que os consumidores que tinham caderneta de poupança possam reaver o dinheiro referente à mudança de indexador, com a entrada em vigor do Plano Bresser, em 12 de junho de 1987. Quando o plano entrou em vigor, o indexador da poupança era a Obrigação do Tesouro Nacional (OTN), que foi trocada pela Letra do Banco Central (LBC).
''A ação civil pública vai beneficiar a todos os poupadores daquela época, mesmo aqueles que não entraram individualmente na Justiça para reaver a diferença da rentabilidade das aplicações'', diz o coordenador das Ações Jurídicas do Idec, Paulo Pacini.
Ele conta que o instituto decidiu tomar essa decisão diante do grande número de pedidos dos consumidores. ''No mês passado, atendemos mais de 2 mil consumidores que não são associados, querendo esclarecimentos sobre a questão.''
Em março, a Agência Estado informou que há cerca de R$ 1,9 trilhão esquecidos nos bancos públicos e privados referentes a troca de indexador da poupança. Os cálculos são do advogado Alexandre Berthe Pinto, sócio do escritório de advocacia Berthe e Montemurro. O prazo para reaver, na Justiça, a diferença de remuneração acaba no dia 31. Depois, o dinheiro será incorporado ao patrimônio dos bancos.

mockup