Cornélio Procópio recebeu na quarta-feira (23) o primeiro voo comercial desde 1970, como parte do programa Voe Paraná, em parceria do governo estadual com a companhia aérea Gol. A iniciativa busca fomentar o tráfego regional e conectou 12 cidades do Interior à Capital. Na cidade do Norte Pioneiro, serão três viagens semanais de uma hora e 45 minutos, com oferta de nove assentos, cada.

Imagem ilustrativa da imagem Cornélio recebe primeiro voo comercial desde 1970 e terá três semanais
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Cornélio

Os três voos semanais de ida e volta serão às segundas, quartas e sextas, com escala em Telêmaco Borba. Uma viagem de carro de Cornélio a Curitiba dura mais de cinco horas. O programa tem importância para facilitar os investimentos privados em várias regiões do Estado, ao permitir, por exemplo, que executivos de empresas cheguem aos principais hubs aéreos do Sul e do Sudeste do País em poucas horas.

Cornélio é uma cidade com vocação para a produção de grãos, pecuária e avicultura. O interesse é ajudar a impulsionar um movimento de agregação de valor da produção.

São 12 cidades que passam a ter voos regulares a Curitiba. Segundo o governo, o Voe Paraná é o maior programa de aviação regional da Gol no País. Serão 67 semanais, com possibilidade de aumentar o fluxo em função da demanda e do ingresso de Apucarana e Guarapuava na lista.

No momento, o aeroporto Francisco Lacerda Júnior receberá aeronaves da TwoFlex (empresa de táxi-aéreo que opera em parceria com a Gol). As aeronaves são do modelo Cessna Grand Caravan, com até 12 lugares (nove passageiros e três tripulantes). A partir do ano que vem o espaço deve receber balizamento noturno para ampliar o potencial.

Também fazem parte da parceria com a Gol os municípios de Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória, Apucarana, Guarapuava e Guaíra.