Imagem ilustrativa da imagem Copel Telecom e Sercomtel serão 'complementares', diz fundo Bordeaux
| Foto: Marcos Zanutto/13-07-18

Em entrevista coletiva à imprensa londrinense nesta quarta-feira (11), o Bordeaux Fundo de Investimentos em Participações Multiestratégia afirmou que a Copel Telecom, cujas ações foram adquiridas pelo grupo na última segunda-feira (9) em leilão, é a "joia da coroa" pela dimensão do seu negócio da banda larga, e que a companhia e a Sercomtel, também arrematada pelo grupo, serão "complementares".

O grupo, porém, ainda está discutindo como vai se dar esta operação conjunta de forma que traga benefícios para a população e para o grupo econômico. "Existe uma grande sinergia entre as duas operações. Vamos ter que compor os dois ativos da melhor forma possível para tirar proveito desta sinergia", afirmou Márcio Tiago, diretor de Operações do fundo Bordeaux.

De acordo com ele, a estrutura societária das empresas está em discussão. "Estamos definindo a estrutura societária final. Não podemos abrir qual vai ser, mas não serão estruturas 100% independentes. Tem que haver uma sinergia entre as duas estruturas."

Tiago assegurou que a sede das operações na região de Londrina ficará na cidade devido à expressão que a Sercomtel possui na região, mas lembrou que a Copel Telecom tem uma sólida estrutura administrativa desenhada em Curitiba. "Não dá para mudar do dia para a noite."

O diretor de operações lembra que o fundo Bordeaux poderá usar o nome Copel apenas por um período, mas depois a marca terá de ser devolvida ao grupo. Depois disso, o fundo deverá atribuir um novo nome à operação.

MELHORIA DOS SERVIÇOS

O consultor do Bordeaux, Hélio Costa, afirmou que o grupo vai se aplicar para melhorar os serviços das empresas. "Temos que levar em consideração que nos últimos 20 anos houve um decréscimo da participação da Sercomtel do setor na região. Já teve 80% do mercado e hoje tem menos de 10%. Não é o caso da Copel, que cresceu nos últimos anos." Ao sair do sistema de estatal, a Sercomtel tem melhores condições de crescer, recuperar o "espaço perdido" ao longo dos anos e melhorar o atendimento, diz Costa.

Tiago também mencionou a intenção de as empresas ofertarem novos produtos ao mercado. "Copel é uma empresa de sucesso, mas monoproduto. Teve sucesso com Banda Larga, ao contrário da Sercomtel, que tem fixo, móvel e Banda Larga. Temos intenção de expandir os produtos tradicionalmente ofertados."

INVESTIMENTOS

O diretor de Operações do fundo ressaltou a necessidade de modernização na rede de dados da Sercomtel, que se encontra "defasada". "Nossos investimentos vão ser feitos orientados na melhor experiência do cliente. Sabemos que o carro-chefe de todas as operadoras de telecom passa por produtos relacionados a dados. Precisamos passar por uma modernização total da rede, que está defasada."

A pauta de investimentos em tecnologia é "enorme", diz o consultor do fundo, Hélio Costa, e já está em discussão pelo grupo. O leilão das frequências do 5G no ano que vem vai demandar um grande investimento, e vai beneficiar o agronegócio, que é carro-chefe da economia nacional com participação paranaense significativa. Costa também falou da necessidades de Copel Telecom e Sercomtel estarem preparadas para a Internet das Coisas, e disse que o grupo também tem a intenção de transformar a cidade de Londrina em um polo de tecnologia.

Segundo Costa e Tiago, está nas diretrizes do grupo contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de tecnologia da região, com geração de startups para criação de novas tecnologias. "Sabemos que hoje para que sejamos competitivos não podemos pensar como empresas de telecom tradicionais", ressaltou Tiago.

FUNCIONÁRIOS

Sobre os funcionários das companhias, no caso da Sercomtel, Costa e Tiago afirmaram que o grupo pretende manter a força de trabalho presente hoje na telefônica, que é qualificada para auxiliar nesse momento de transição. Porém é natural que, com uma nova gestão e novas propostas, novos funcionários sejam trazidos, eles acrescentam. "Tem que fazer algumas concessões e alguns cortes têm que ser feitos", diz Costa.

O diretor de Operações do Bordeaux lembrou que alguns funcionários também não têm intenção de continuar na empresa. "Estamos na Sercomtel há dois meses em contato com profissionais excelentes e que não desejam continuar. Toda a análise será feita criteriosamente e com muito respeito. Manter todos os funcionários de fato é uma promessa que nenhuma pessoa poderia fazer por vários aspectos." No caso da Copel Telecom, como os funcionários não estão entre os ativos arrematados em leilão, o quadro terá de ser formado.