Copel e parceiras construirão a primeira usina a gás do PR
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de junho de 2000
Vânia Casado De Curitiba 
A Copel se associou à Gaspetro (gás da Petrobrás) e à empresa norte-americana El Paso Energy International para a criação do consórcio UEG Araucária que vai construir a primeira usina termoelétrica a gás do Paraná. O anúncio da nova empresa foi oficializado ontem, em Curitiba, pelo governador Jaime Lerner e os representantes das empresas empreendedoras.
Com a construção da Termoelétrica, a Copel espera reduzir a dependência excessiva das usinas hidrelétricas, cujo fornecimento de energia fica vulnerável em períodos de estiagem. Os investimentos do consórcio estão avaliados em US$ 300 milhões e a previsão é gerar 480.000 quilowatts de potência.
Para o consumidor, a vantagem da instalação da termoelétrica será a garantia no fornecimento de energia. O preço que ele paga por esse serviço deverá ser o mesmo, afirmou Edilson Matos Novak, representante da Copel no consórcio UEG. O cálculo de implantação da usina deverá ficar em torno de US$ 666 por quilowatt instalado.
A obra será construída numa área de 240.000 metros quadrados em Araucária. O início está previsto para o mês de setembro e o término deverá ocorrer no final de 2002. Inicialmente, a usina irá gerar energia suficiente para atender a demanda de mais da metade da região metropolitana de Curitiba.
Para Novak, a usina termoelétrica é a solução ideal para a Copel fazer frente à necessidade de ampliar o fornecimento de energia elétrica. A capacidade atual é de 4.500 megawatts por ano e a empresa necessita de uma energia adicional de 200 a 250.000 quilowats por ano para fazer frente ao crescimento econômico previsto de 4%.
A Compagás será a supridora de gás, proveniente do gasoduto Brasil-Bolívia, ao consórcio UEG. Segundo o presidente da Compagás, Fernando Kaempel, a usina termoelétrica será a maior cliente da empresa, devendo adquirir 2,1 milhões de metros cúbicos. Atualmente, a Compagás está com cerca de 20 clientes e calculava chegar ao nono ano de operação com a venda de 1,9 milhão de metros cúbicos.
Com a termoelétrica, a Copel pretende equilibrar o fornecimento de eletricidade ao consumidor com a energia que provém das usinas hidrelétricas e a que provém das termoelétricas. A usina de Araucária vai ampliar em 10% a capacidade de geração de energia da Copel e gerar 600 empregos na fase de construção. Na fase de operações, irá empregar cerca de 40 pessoas.
A Usina de Araucária integra o Programa de Termoelétricas do governo federal, que prevê a construção de 49 usinas, até 2003, sendo cinco delas no Paraná: Norte do Estado, São Mateus do Sul, Figueira e Pitanga. Fontes do setor energético afirmam que a energia gerada pelas termoelétricas tem o custo mais elevado do que a gerada pelas usinas hidrelétricas.


