Copel deve fechar o semestre com lucro 50% maior
Uma equipe contratada pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) teria feito uma previsão dos resultados financeiros e estimado que a estatal fechará o semestre com lucro de R$ 487 milhões e com possibilidade de ter lucro de R$ 660 milhões no ano. O valor é 50% maior do que o registrado em 2000. A informação sobre os números e sobre o estudo reservado foi divulgada ontem pelo presidente do Fórum contra a Privatização da Copel, Nelton Friedrich. Ele afirmou ter recebido de maneira sigilosa resultados parciais da análise. A Copel não confirma a informação.
Friedrich, que participou ontem do seminário sobre matriz energética do Crea, citou os números para reforçar sua crença de que a Copel não pode ser privatizada. A Copel é uma das mais viáveis e mais lucrativas empresas de energia do País, afirmou.
Os demais participantes do seminário têm opinião semelhante a de Friedrich. Com a privatização não será acrescentado um quilowatt a mais no sistema, criticou o consultor Joquim Carvalho. Ao falar sobre o processo de desestatização, ele disse estar convicto que a Copel será subavaliada para a venda e que sequer a marca será levada em conta.
O mais incisivo dos debatedores, no entando, foi o físico Bautista Vidal. Se ninguém fizer nada (para impedir a privatização), eu vou denunciar o governador (Jaime Lerner) junto com a gangue que está entregando nosso País, disse, em tom inflamado. (C.M.)





