Copel alerta consumidor para economia
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de setembro de 2003
Alan Maschio<br> Reportagem Local 
A Copel está aproveitando a proximidade do início do horário de verão (19 de outubro) para distribuir material informativo sobre como economizar energia nessa época do ano. Além de conter dicas de economia, o folheto alerta para os riscos de ter que encarar uma conta de luz até 50% superior ao normal, dependendo da quantidade e dos tipos de eletrodomésticos existentes em casa.
Segundo o superintendente da Regional Londrina da Copel, Roberley Savariego, a geladeira, o freezer, ventilador e condicionador de ar são os principais responsáveis pelo aumento da conta de luz no verão. De acordo com informações da própria Copel, somente a geladeira e o freezer são responsáveis pelo consumo de 30% dos gastos com energia elétrica em uma residência. O chuveiro vem em segundo lugar, com 25%. ''Na verdade, o consumidor não comete erros na hora de utilizar seus aparelhos. O que acontece é que existe realmente a necessidade de aumento da utilização de alguns aparelhos'', explica Savariego.
O superintendente avisa, porém, que o consumidor precisa estar atento aos excessos. ''Usar o chuveiro elétrico na posição 'inverno', por exemplo, pode acarretar em acréscimo de até 50% na conta de luz. No calor, quanto não há necessidade, o correto é utilizar o chuveiro na posição 'verão' para não haver desperdício''.
No material ilustrativo distribuído pela Copel também são passadas informações de segurança no uso de energia e direitos e deveres do consumidor. Além do material, a população pode buscar no site da empresa (www.copel.com.br) dados sobre conservação de aparelhos e como evitar fuga de eletricidade. A página da Internet também contém um link onde o consumidor pode simular os gastos de energia de sua residência.
Verificar a qualidade da vedação da geladeira, passar as roupas todas de uma só vez e manter as janelas e portas fechadas quando o condicionador de ar estiver ligado são outras dicas de economia passadas pela Copel. ''Mas a melhor dica para economizar energia é usá-la de forma consciente, com bom senso e sem esbanjar'', conclui.


