Paulo Pegoraro
De Cascavel
A Cooperativa Agrícola Consolata (Copacol), de Cafelândia (50 quilômetros ao norte de Cascavel), comemorou sábado 36 anos de fundação. A data foi marcada por inaugurações, entre elas a de um acervo histórico com objetos do padre Luis Luise. Trata-se de homenagem ao religioso que organizou pequenos agricultores de Cafelândia, na época pertencente ao município de Cascavel, estimulando-os a criar a cooperativa, a primeira do Oeste paranaense.
Nascido em Veneza, na Itália, em 1913, Luis Luise formou-se padre pela congregação Missionários de Nossa Senhora Consolata. Ele chegou a Cascavel em 52, organizando a comunidade católica e contribuindo com a consolidação do município, recém-criado. Em 63, ajudou a criar a Copacol, na condição de pároco local, permanecendo na cidade até 73, e retornando então a Cascavel. Luis Luise faleceu em acidente automobilístico em 88.
A Copacol, hoje com 4,5 mil associados, e presidida por Valter Pitol, atua com grãos, frigorífico de frango e outras unidades. No sábado, além do acervo histórico, foram inaugurados uma auditório para 120 lugares, sala de treinamento para funcionários e uma unidade de tratamento de sementes, após uma missa campal. Durante as solenidades, Valter Pitol destacou a integração do quadro associativo, ‘‘o que faz da Copacol uma das cooperativas mais sólidas e modernas do Estado’’.
A cooperativa abate 135 mil cabeças de frangos ao dia em seu frigorífico, que emprega 1,7 mil pessoas (mais 2,5 mil indiretamente). Valter Pitol relata que está sendo desenvolvido projeto para duplicar o complexo, para abater 200 mil cabeças, e chegar a 260 mil no ano 2002. O presidente observa que isso permitirá aumentar as exportações e a produção de derivados. Ainda no setor industrial, a Copacol também produz mensalmente 18 mil toneladas de ração.