Convênio BB e Coopavel amplia crédito de custeio
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de junho de 2000
Paulo Pegoraro De Cascavel
Banco do Brasil (BB) e Cooperativa Agropecuária de Cascavel (Coopavel) firmaram convênio, ontem, para liberação de recursos para mini e pequenos produtores rurais, para aquisição de insumos diretamente vinculados ao financiamento. Com isso, as duas instituições têm a garantia de que o dinheiro será utilizado diretamente para a finalidade proposta, com perspectivas de aumento da produção e produtividade, inclusive porque há exigência de que os insumos sejam de qualidade comprovada.
Segundo o superintendente regional do BB, Marino Delgado, estão sendo colocados à disposição dos produtores R$ 30 milhões para o custeio, e o convênio perdurará por um ano, permitindo a cobertura da próxima safra de verão. Os agricultores deverão fazer o pedido de sementes, defensivos e outros insumos, diretamente na Coopavel, habilitando-se com isso a receber o financiamento, restituindo-o com juros do crédito rural, portanto abaixo dos juros de mercado.
O banco está firmando iguais convênios em todas as regiões do País, com cooperativas e outros tradicionais fornecedores de insumos. Com isso, o BB procura corrigir distorções no uso dos recursos, evitando que eles sejam desviados para aplicações em outras atividades ou aquisições de bens. Para o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, a participação direta das cooperativas é muito importante neste processo, pois elas são as grandes interessadas na correta aplicação dos recursos.