Durante parte da manhã e da tarde de ontem, os consumidores que passaram pelo Calçadão puderam tirar dúvidas sobre questões financeiras gerais e orçamento doméstico com professores e alunos do curso de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que participam do projeto ''Entenda de Economia'', realizado todos os anos na cidade. A atividade também foi uma homenagem ao Dia do Economista, comemorado hoje.
Segundo os coordenadores do projeto, o interesse da população foi grande e muitos pararam para tirar dúvidas na tenda montada perto da avenida Rio de Janeiro. Na ocasião, também foram distribuídos exemplares da cartilha ''Entenda de Economia - Dicas Para o Consumo Consciente'', elaborada pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-PR).
De acordo com o professor Antônio Eduardo Nogueira, a principal dificuldade percebida nos atendimentos diz respeito ao controle dos gastos durante o mês, atitude que exige muita disciplina por parte da família.
A família de Marcos Félix, de Curitiba, passava pelo local e disse que sente dificuldades em economizar durante o mês, pois a renda sempre termina quando as contas são pagas. ''Ganhou, gastou'', lamentou Félix.
Nogueira lembrou que, em situações como estas, é importante a família anotar todas as despesas feitas durante o mês - vestuário, lazer, jantares fora, gasolina, etc. No final, a família poderá perceber onde está extrapolando com os gastos e fazer um planejamento para o mês seguinte. Se for o caso, fazer os cortes necessários, como andar de ônibus durante a semana e utilizar o carro só nos fins de semana.
''Tudo vale para sair do vermelho. Quem está endividado, depois de quatro ou cinco meses, se tiver força de vontade, consegue reverter a situação ou pelo menos equilibrar o orçamento.''
Apesar das dificuldades financeiras, Félix e sua esposa, Cristiane Félix, contaram que ensinam suas filhas Mariane e Rebeca a pouparem desde pequenas entregando e ensinando-lhes a utilizar os cofrinhos. Certa vez, um ''cofrão'' serviu para as economias de uma viagem desejada. Agora, a mais velha está poupando novamente para comprar um violão.
Já o aposentado Miguel de Moraes comemorou ter uma vida tranquila. Todo começo de mês, ele disse que faz uma lista com as contas a serem pagas e, o que sobra, vai para a poupança. Uma renda extra vem de um furgão, que usa para frete. O aposentado também afirmou que compra somente o necessário e não desperdiça água e energia na casa onde mora com a esposa e mais três netas. ''Graças a Deus, nunca fiquei endividado.''

mockup