Contribuinte corre aos bancos e paga impostos
PUBLICAÇÃO
sábado, 29 de dezembro de 2001
Vânia Casado<br>Equipe da Folha 
Curitiba Os contribuintes correram aos bancos ontem para pagar impostos atrasados. Em Curitiba, mais de 1.000 contribuintes foram à Prefeitura Municipal para acertar as dívidas de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com medo de entrar na dívida ativa. Os inadimplentes com impostos federais como carnê-leão e Imposto Territorial Rural (ITR) que não quitaram seus débitos ontem, último dia útil do ano para atendimento ao público, também correm o risco de ser inseridos na dívida ativa.
Quem for enquadrado na dívida ativa, pode ser executado judicialmente e vai responder pelo não-pagamento do débito em juízo. A Prefeitura de Curitiba está estimando este ano que a inadimplência deva atingir 10% dos contribuintes, que somam cerca de 500 mil na cidade. Este nível de inadimplência é o menor dos últimos três anos. Segundo a prefeitura, em 1999, a inadimplência atingiu 11,04%, em 2000, 10,97% e em 2001, deve ficar em 10%, conforme projeções para este ano.
A funcionária pública Cleusa de Souza, estava na fila do banco ontem para quitar seu carnê do IPTU deste ano. Ela deixou de pagar oito parcelas do imposto e agora pagou tudo de uma vez para não entrar na dívida ativa. O mesmo procedimento teve a funcionária pública Márcia Moraes. Ela deixou de pagar três parcelas do imposto por falta de dinheiro e ontem estava quitando todo o carnê. ''Recebi o salário hoje e já estou pagando toda a dívida para a situação não se agravar depois''.


