Contra-prova mostrou 14 caminhões com produto modificado
Curitiba Dos 182 testes de transgenia realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, 14 deram positivo. Todos são de um mesmo proprietário da cidade de Primavera do Sul, em Mato Grosso do Sul. O Ministério da Agricultura também já tinha detectado presença de soja transgênica nesse município. Por se tratar de um único produtor, o Paraná tem mais chance de obter o certificado de área livre de transgênico. Na quinta-feira, os testes apontavam para 15 caminhões com soja transgênica, mas ontem a contra-prova acusou apenas 14.
O governo de Mato Grosso do Sul entrou na quinta-feira com ação ordinária no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Paraná por causa da exigência do laudo de transgenia. O relator do processo, ministro Cezar Peluso, ainda não deu sentença.
De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Maçao Tadano, o pedido do governo do Paraná para ser área livre de transgênico está sendo estudado. ''Ainda não podemos dizer qual será a abrangência disso'', afirmou. Ele disse que os resultados dos testes de transgenia podem influenciar na avaliação. ''Se forem de proprietários diferentes é mais difícil fazer a fiscalização e impedir a entrada'', observou. Se o governo do Paraná atender o que determina a Instrução Normativa nº 14, publicada no Diário Oficial no dia 17, obterá o certificado.
A entrada de caminhões com soja no Paraná foi regularizada ontem. De acordo com a Secretaria da Agricultura, os caminhoneiros estão chegando com o laudo que comprova que a soja é tradicional. As equipes com teste instantâneo vão ficar nos postos de entrada até segunda-feira. Depois, a secretaria vai reavaliar as estratégias de fiscalização, priorizando a vistoria nas estradas com equipes volantes.





