Brasília – A Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) quer que o governo destine no Plano Safra 2011-2012 pelo menos o mesmo volume de recursos liberados para o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) na temporada 2010-2011. No ciclo agrícola que está se encerrando agora, o Pronaf contou R$ 16 bilhões para financiar a pequena produção.

Os recursos devem usados para crédito, custeio, comercialização e investimento. A Contag também defende o aumento do limite de financiamento por produtor.

Um ponto prioritário da pauta de mais de 200 itens, segundo o presidente da Contag, Alberto Broch, é a "necessidade de adequação do Código Florestal Brasileiro". Ele disse que o setor apresentou 18 emendas ao projeto de lei do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), distinguindo, principalmente, as especificidades da agricultura familiar.

"Pedimos urgência nessa adequação do código e que acatem nossas sugestões. Hoje, mais de 80% dos produtores familiares não estão regularizados", afirmou o presidente da Contag. Ele disse que o setor espera que haja consenso em relação ao texto do novo Código Florestal até o Grito da Terra 2011, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio, quando milhares de agricultores familiares estarão em Brasília para cobrar do governo respostas às reivindicações.

Broch disse que um tema central da pauta de reivindicações é o fortalecimento da assistência técnica no meio rural. Outros pontos colocados foram mais apoio à comercialização, ao cooperativismo e à habitação no campo, assim como implementação de agroindústrias.

mockup