Contabilistas recomendam antecipar as declarações
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004
Alan Maschio<br> Reportagem Local 
A Receita Federal começa a receber as declarações de Imposto de Renda (IR) do exercício de 2003 a partir de 1º de março, mas os contribuintes londrinenses só devem agilizar seus processos a partir do dia 15 do mesmo mês. ''O ideal, porém, é que as pessoas já comecem a providenciar os documentos, pois assim elas adiantam também a restituição'', explica o contador do Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon), José Carlos Bento. Dependendo do porte de cada cliente, os contadores e contabilistas da cidade cobram entre R$ 30,00 e R$ 1.000,00 para organizar as declarações.
O novo programa disponibilizado pela Receita Federal para envio da declaração do IR via Internet, exigindo que os contribuintes informem os CPFs ou CNPJs dos beneficiários de pagamentos por serviços, não irá dificultar a realização das declarações. ''A intenção da Receita é concentrar informações para evitar fraudes com a compra de recibos. Na prática, nada vai mudar para os contribuintes'', afirma o contabilista Lindomar Mota dos Santos, diretor do Sincolon.
O programa, que estava disponível na Internet até a noite de anteontem, teve sua distribuição suspensa pela Receita após serem detectadas falhas no funcionamento. A previsão é de que os contribuintes possam voltar a baixá-lo da Internet a partir da próxima segunda-feira. Quem já adquiriu o programa terá que refazer o download.
As modificações introduzidas no sistema, segundo Santos, servem exclusivamente para que os contribuintes informem os CPFs de seus beneficiários. Somente assim operações dedutíveis do imposto, como serviços médicos, odontológicos e educacionais, poderão ser contabilizados na dedução. ''Muitos contribuintes compravam recibos de serviço para deduzir do IR depois. Agora a Receita terá condições de verificar se o profissional que forneceu o recibo realmente existe'', afirma Santos.


