Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) confirmou o que todo mundo já sabia: a pesquisa de preços é a melhor aliada do bolso do consumidor. Fazendo pesquisa na hora da compra no supermercado, é possível economizar até R$ 1,1 mil por ano. O estudo da Pro Teste analisou 84 mil preços em 671 supermercados localizados em 13 cidades brasileiras. Foram pesquisados estabelecimentos das capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de Niterói (RJ), Guarulhos (SP), Jaboatão dos Guararapes e Olinda, ambas em Pernambuco. Para fazer a análise, a Pro Teste montou duas cestas de compras – uma com base em produtos com marcas definidas e composta por 100 itens e outra formada por produtos com os menores preços em cada local visitado composta por 86 itens sem carne, frutas e legumes. Além da economia, a pesquisa revelou que os artigos de alimentação, higiene e limpeza consomem um terço do orçamento familiar. A sugestão é que o consumidor faça uma lista de produtos antes de ir ao supermercado e compre as embalagens maiores que custam menos que as menores.


Alguns legumes têm elevado índice de proteínas, o que favorece a uma boa nutrição. Fazem parte dessa categoria soja, feijões e lentilhas.


É a capital do estado de Pernambuco. Sua região metropolitana é a maior do Nordeste e a quinta do Brasil. Foi fundada pelos portugueses em 1537 e permaneceu portuguesa até a independência do Brasil, com a exceção de um período de ocupação holandesa no Século XVII, entre 1630 e 1654, a maior parte do tempo sob o governo de Maurício de Nassau.


O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.

mockup