Consumo de energia retrocedeu oito anos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de janeiro de 2003
Agência Estado 
Rio de Janeiro O brasileiro encerrou o ano passado consumindo, em média, a mesma quantidade de energia elétrica que consumia há oito anos, antes do início do governo Fernando Henrique Cardoso. Segundo dados da Eletrobrás, o consumo médio das residências brasileiras em novembro de 2002 ficou em 142 kWh, em média, semelhante ao registrado na média de 1994. A redução do consumo foi mais forte junto aos brasileiros que residem nas regiões afetadas pelo racionamento de energia elétrica entre junho de 2001 e fevereiro de 2002 Sudeste/Centro-oeste e Nordeste que só retomarão os níveis de consumo anteriores ao racionamento por volta de 2009. Os consumidores das outras regiões (Norte e Sul) também reduziram o consumo de energia elétrica, mas em menor intensidade, e tendem a retomar os hábitos em dois a três anos.
Brasileiro consumiu em média 142 kWv em novembro do ano passado, índice semelhante ao registrado em 1994
Além de medidas emergenciais para a redução de consumo, o brasileiro está comprando eletrodomésticos que consomem menos energia. Esse item passou a ser um dos principais parâmetros na compra de um novo equipamento doméstico, conforme uma pesquisa, ainda inédita, encomendada pela Eletrobrás à Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Realizada no segundo semestre do ano passado, o estudo colheu dados de 20 mil domicílios nas 12 maiores capitais brasileiras. Antes da crise apenas 8% da população consideravam esse item como importante no processo de compra do eletrodoméstico. Após a crise, esse porcentual subiu para 58%. A mesma pesquisa constatou que 91% das residências pesquisadas adotaram medidas de racionalização do uso da energia durante o racionamento. Desses, 65% declaram que estão mantendo essas medidas, na mesma proporção, mesmo após o fim do racionamento. A pesquisa da FGV constatou que a substituição da iluminação foi a principal medida para reduzir o consumo. O sistema de iluminação representa cerca de 20% do consumo residencial, segundo a Eletrobrás.
De acordo com os dados da Eletrobrás, em 2000, a média de consumo na região Sudeste/Centro-oeste oscilava em torno de 199 kWh por mês e caiu para 145 kWh/mês na média de 12 meses encerrados em outubro de 2002, o que representa queda de 27%. No Nordeste, o comportamento foi semelhante, com queda de 24,5%, caindo de 113 kWh para 85 kWh/mês entre os dois períodos.
As regiões que não sofreram racionamento, como o Sul e o Norte, registram comportamentos diferentes, com menor queda no consumo. Pelos dados da Eletrobrás, os consumidores residenciais do Sul consumiam, em média, 174 kWh por mês e passaram a gastar 161 kWh após a crise, o que representa queda de 7,5%. Na região Norte (sistema interligado), a queda no consumo foi de 14,6%, caindo de 123 kWh antes do racionamento para 105 kWh após a crise de fornecimento.
A média nacional registrou queda de 22,5%, caindo de 173 kWh antes do racionamento para 134 kWh/mês após a crise.
O consumo total de energia elétrica no País ficou abaixo das estimativas da Eletrobrás divulgadas no final do ano passado. A nova previsão é de um consumo total entre 290 e 291 terawatts-hora em 2002. Isso representa aumento de 2,4% a 2,8% sobre os níveis de 2001. A previsão da estatal divulgada em outubro estimava crescimento de 3% a 4% no ano passado.


