A in­fla­ção me­di­da pe­lo Ín­di­ce Na­cio­nal de Pre­ços ao Con­su­mi­dor Am­plo (IP­CA-15) ace­le­rou em agos­to ao va­riar 0,39% na mé­dia na­cio­nal con­tra 0,33% em ju­lho. O IP­CA-15 é a pré­via da in­fla­ção ofi­cial, o IP­CA, di­vul­ga­do se­ma­na pas­sa­da pe­lo Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Geo­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IB­GE). A pes­qui­sa en­vol­ve 11 ca­pi­tais e in­clui Cu­ri­ti­ba.
  Em Cu­ri­ti­ba, a in­fla­ção em agos­to foi de 0,23% con­tra 0,51% em ju­lho. Ape­sar da que­da, o eco­no­mis­ta do De­par­ta­men­to In­ter­sin­di­cal de Es­ta­tís­ti­ca e Es­tu­dos So­cioe­co­nô­mi­cos (Diee­se), Cid Cor­dei­ro, ex­pli­cou que não é pos­sí­vel ­olhar pa­ra o in­di­ca­dor men­sal co­mo um ba­li­za­dor, mas sim o re­sul­ta­do do ano, no ­qual Cu­ri­ti­ba acu­mu­la uma al­ta de 2,89% con­tra 3,32% do Bra­sil. O gran­de des­ta­que do mês fo­ram os au­men­tos em ali­men­ta­ção.
  Em ali­men­tos e be­bi­das, os ­itens que ­mais su­bi­ram fo­ram to­ma­te (48%), ce­nou­ra (17%), fei­jão (7,72%), fi­lé-mig­non (7,73%), cer­ve­ja (4,70%) e pão (4,69%). Se­gun­do Cor­dei­ro, os hor­ti­fru­ti­gran­jei­ros su­bi­ram mui­to em fun­ção de ques­tões cli­má­ti­cas. A car­ne te­ve au­men­tos pro­vo­ca­dos pe­la en­tres­sa­fra e pe­los rea­jus­tes da so­ja e do mi­lho, que re­fle­tem no pre­ço da ra­ção. Já o au­men­to do pão es­tá li­ga­do à os­ci­la­ção dos pre­ços in­ter­na­cio­nais.
  O di­re­tor do cen­tro es­ta­dual de es­ta­tís­ti­ca do Ins­ti­tu­to Pa­ra­naen­se de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co e So­cial (Ipar­des), Da­niel No­ji­ma, lem­brou que a ali­men­ta­ção já vi­nha pres­sio­nan­do a in­fla­ção em me­ses an­te­rio­res. Pa­ra ele, es­te au­men­to tam­bém es­tá li­ga­do à ali­men­ta­ção fo­ra do do­mi­cí­lio que, em Cu­ri­ti­ba, su­biu 1,73%. Se­gun­do No­ji­ma, a ali­men­ta­ção fo­ra de ca­sa tam­bém res­pon­de por boa par­ce­la da in­fla­ção.

● Segundo economistas, item é o que tem mais impacto no índice de inflação porque em média representa 22% do orçamento familiar

● Na segunda quadrissemana de agosto, o tomate também aparece como vilão, com alta de 53,2%


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