Os consumidores de energia elétrica dos municípios de Jacarezinho e Ribeirão Claro estão preocupados com a determinação do Comitê de Gestão de Crise de Energia Elétrica que autoriza a suspensão no fornecimento de energia elétrica nos casos em que o consumidor não atingir as metas de consumo estipuladas pelas concessionárias.
A Cia Luz e Força Santa Cruz, de Pirajú (SP), informou que a suspensão deve começar a ser aplicada a partir de setembro quando ocorrerem reincidências no descumprimento das metas. O empresário de Ribeirão Claro José Chamas Cassar Filho diz que não conseguiu atingir a meta no primeiro mês. Ele explica que já foi penalizado com a sobretaxa no consumo por causa do consumo de 11 kWh, além do determinado pela concessionária, e está preocupado com a situação.
Cassar Filho alerta que trocou as lâmpadas e desligou vários aparelhos domésticos, mas mesmo assim, teme que a economia não seja suficiente. Uma secretária de Ribeirão Claro, que não quis se identificar, diz que também não conseguiu atingir a meta. Segundo ela, a leitura do consumo realizada pela Cia Santa Cruz contabilizou a energia gasta durante 32 dias. Ela reclamou do período e pediu a revisão no consumo, mas está preocupada com os reflexos no seu cotidiano. ''Não tenho condições de pagar a sobretaxa e nem ficar alguns dias sem energia elétrica em casa.''
Em Jacarezinho, a funcionária pública Maria Aparecida da Silva diz que no início do racionamento não conseguia economizar o suficiente. Segundo ela, somente no último mês sua família conseguiu atingir a meta de consumo. Maria Aparecida explica que precisou ameaçar seus familiares para que a média fosse atingida.
O gerente da Cia Força e Luz Santa Cruz, Fábio Gomes, diz que a empresa vai avaliar a partir de setembro as suspensões na interrupção de fornecimento de energia elétrica. ''A medida só atinge os reincidentes, mas estamos avaliando as resoluções'', explica. Ele diz que a sobretaxa já está sendo cobrada dos consumidores residenciais, com consumo acima de 200 kWh de energia, que ultrapassarem suas metas. Os consumidores que tiverem dúvidas, em relação, ao plano de racionamento podem entrar em contato com a Cia Força e Luz Santa Cruz, em Pirajú, no telefone 0800 161196

mockup