Considerado um “segundo Natal” pelos lojistas por ser a segunda data com maior movimento no comércio, o Dia das Mães em 2020 deverá ter resultados abaixo dos registrados em anos anteriores. A pesquisa de avaliação de consumo da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) revela que quase 75% dos consumidores pretendem presentear suas mães, mas planejam segurar os gastos neste ano, o que irá gerar uma redução significativa do volume de compras. Os setores de vestuário, perfumaria e calçados deverão ser os mais beneficiados.

Imagem ilustrativa da imagem Consumidores planejam gastar menos com presentes do Dia das Mães
| Foto: Gustavo Carneiro

Segundo a pesquisa, 74,7% dos consumidores afirmaram ter a intenção de comprar presentes do Dia das Mães, mas o ticket médio é de R$ 201,85, R$ 62,83 a menos do que o do ano passado, quando o valor total investido em presentes era de R$ 264,69. O valor por presente também baixou de R$ 118,48 em 2019 para R$ 117,79 neste ano. A pesquisa realizada pela Litz Estratégia e Marketing ouviu 320 pessoas entre os dias 30 de abril e 4 de maio.

“Nossa pesquisa foi um pouco assustadora em alguns pontos”, avaliou o presidente da Acil, Fernando Moraes. Um dos pontos mais preocupantes apontados por ele é que mais da metade dos entrevistados – 52,2% - afirmaram que farão suas compras pela internet, indicando uma mudança no comportamento provocada pela pandemia do novo coronavírus. As transações virtuais consideram as compras feitas em sites, aplicativos, redes sociais e marketplace, espécie de shopping center virtual.

“As compras pela internet, no país, sempre ficaram entre 16% e 18%. Em Londrina, nunca passou de 4%, 5%. Agora, subiu para 52%. A gente sabe que os consumidores podem comprar nos sites locais, mas a gente fica com um medo muito grande de que esse dinheiro vá para sites de fora de Londrina ou até de fora do Brasil”, disse Moraes. Os itens de vestuário lideram as intenções de compra, com 47,7%, seguidos por perfurmaria (35,1%) e calçados (25,9%).

A três dias da comemoração, as vendas ainda são tímidas na maioria dos estabelecimentos, que tentam encontrar meios de contornar as dificuldades impostas pela pandemia e reduzir os prejuízos decorrentes do período de quarentena. As vendas pelas redes sociais e as promoções são as estratégias para atrair os clientes.

O frio nem bem chegou, mas a loja de vestuário Jota Quattro, já está com promoções na coleção de inverno. A gerente, Margo Soares, avalia que as vendas do Dia das Mães não vão ser como as do ano passado, mas afirma estar otimista. “A loja está aberta e isso já é bom. O horário estendido ajuda e o frio ter chegado agora também. No ano passado, na época do Dia das Mães, ainda não tinha frio. Estamos otimistas para esses dias, embora a nossa loja no shopping continue fechada”, comentou. “Também estamos usando as redes sociais.”

Proprietária da Acácia Flor Floricultura, Luciene Lombardi disse estar surpresa com a procura. Ela percebeu a mudança no comportamento dos consumidores e tem investido nas redes sociais para alavancar as vendas e não perder clientes. “Eles estão se antecipando bastante. Já tem muitas encomendas desde a semana passada, principalmente para cestas de café da manhã.”

A quantidade de clientes na loja caiu cerca de 70%, mas em compensação, cresceram as vendas online. Lombardi até reforçou a equipe de funcionários responsável pelos atendimentos pelo WhatsApp e com base no volume de vendas registrado até o momento, acredita que não vai haver queda em relação ao ano anterior. “Investimos a mesma coisa em flores e cestas e estamos contentes com a procura. Oferecemos presentes personalizados, temos embalagens diferenciadas e muitas novidades que têm agradados aos clientes. Fazemos um trabalho bem legal no Instagram”, destacou a proprietária. Na loja, as opções de presente têm preço médio de R$ 80 a R$ 90.