Consumidores mudam a indústria automobilística
TIM BURT
Do Financial Times
A indústria automobilística, um dos maiores avanços do século 20, deve mudar profundamente nos próximos 30 anos, devido às novas demandas dos consumidores. A previsão é de Jacques Nasser, presidente e executivo-chefe da Ford Motor Company.
A previsão que estamos fazendo é a de que a indústria automobilística está passando por uma transformação de negócio industrial a negócio de atendimento ao consumidor, diz Nasser.
Além da evolução tecnológica que deve criar carros mais ágeis, menos poluentes e com diversos serviços ao usuário , as mudanças também atingirão o negócio de fabricar, vender e acompanhar a vida do veículo.
A demanda por veículos atingiu um pico histórico na América do Norte e na Europa. A produção mundial está próxima dos 50 milhões de unidades ao ano.
Uma alta cíclica nos mercados emergentes da Europa Oriental, Sudeste Asiático e América Latina deve sustentar a posição da maior parte das montadoras de carros e caminhões no próximo milênio.
A montadora alemã BMW alega que seu modelo de topo de linha dispõe de mais controles computadorizados do que o foguete Saturno, que levou o homem à Lua.
As montadoras de automóveis estão desenvolvendo o carro flutuante, transformando a carruagem sem cavalos em ferramenta de comunicação ligada a satélites. Essas máquinas maravilhosas não só definirão percursos e consultarão mapas, como também terão conexão a mecanismos de segurança e locais de compras.
A Internet redefinirá a indústria em direção a um topo ainda maior. Montadoras de automóveis, lideradas pela Ford e pela General Motors, já estão transferindo seus sistemas de compras para o mecanismo on line, esperando economizar bilhões de dólares em custos.
Ao mesmo tempo, as concessionárias tradicionais começam a ser superadas por vendas diretas via Internet. A tendência já causa preocupação entre os executivos.
Para ganhar dinheiro, as montadoras de automóveis terão de reter a fidelidade dos clientes durante toda a vida útil do veículo. Isso fez com que montadoras como a Ford e a Toyota começassem a trabalhar com serviços.
A montadora de automóveis do futuro projetará, fabricará e venderá carros. Mas também fornecerá serviços e, por fim, reciclará os carros no final do ciclo de sua vida útil, diz Nasser.
Isso sinaliza uma reforma completa na forma pela qual os carros são construídos e vendidos. Os fabricantes cada vez mais deixarão a montagem de veículos a outros.
Isso já está acontecendo na Europa, onde fabricantes de automóveis como a Saab e a DaimlerChrysler convidaram outras companhias a cuidar da montagem de seus veículos.
Tradução de Paulo Migliacci





